Publicado em: 12/12/2023

A popular “frieira” é uma infecção fúngica, muito comum na região entre os dedos dos pés, também conhecida como Tinea Pedis ou Pé de Atleta. É uma micose superficial, causada por fungos dermatófitos, que podem ser dos gêneros: Trichophyton, Microsporum e Epidermatophyton, que se alojam e reproduzem na pele, pelo e unhas, se alimentando da queratina presente nesses locais.

 Pessoas que apresentam um quadro de hiperidrose (suor excessivo), diabéticos, portadores de HIV e de onicomicose, psoríase, entre outras doenças que atingem os pés, possuem maior risco de desenvolver os diferentes tipos de dermatofitoses.  Em especial os diabéticos ou pessoas que tenham déficit de retorno venoso devem cuidar muito da saúde dos pés, pois essas infecções podem servir de porta de entrada para infecções bacterianas no tecido mole das pernas, causando quadros de erisipela (infecção cutânea).

Pesquisas apontam que há existência de mais de 40 espécies de fungos, das quais 30 podem afetar diretamente humanos e causar infecções em várias partes do corpo, sendo mais comuns em países como o Brasil, cujo clima quente e úmido favorece a multiplicação desses micro-organismos. Um fator de risco para o desenvolvimento da Tinea Pedis é a sudorese plantar associada ao uso de sapatos fechados e apertados. Nos casos mais graves, devido à multiplicação do fungo, pode haver o comprometimento da unha, dando origem à oníquia, também chamada de onicomicose, caracterizada por lesões destrutivas e esfarinhentas, por descoloração das unhas e, por vezes, causando mal cheiro.

MICOSE (Onicomicose) nos pés é uma infecção causada por fungos que se alimentam da queratina das unhas devido ao ambiente úmido, escuro e quente. Esse ambiente é considerado ideal para o crescimento dos fungos.  Assim em alguns casos, o espaço fica oco, podendo acumular restos de queratina e bactérias, além dos fungos, deixando a unha amarelada ou esbranquiçada. Porém, nem toda a unha que está descolada sofre de micose, ela também pode surgir pelo trauma de unhas compridas nos sapatos e em pessoas que correm ou praticam esportes de impacto como tênis e futebol.


Tratamentos

A Fototerapia é um tratamento realizado através de um laser, conhecido como Laser Terapêutico (terapia fotodinâmica) que combinado a um agente fotossensibilizador age na estrutura celular do fungo e consequentemente causa a sua “morte”. Esse tratamento inicia-se com 1 sessão semanal e acompanhamentos dos profissionais para retorno da próxima aplicação. A Fototerapia é um serviço extremamente seguro e eficaz quando feito corretamente, gerando excelentes resultados nas unhas, tempo recorde em relação aos tratamentos convencional de uso tópico.

A infecção pode se propagar de uma pessoa para outra, incluindo de animal para humano, por contato direto ou indireto com materiais contaminados, como por exemplo nos banheiros, duchas, piscinas, saunas e vestiários públicos ou em outras áreas úmidas, por onde as pessoas infectadas andam descalças. Também pode haver contágio pelo compartilhamento de utensílios contaminados pelos fungos, como escova de cabelo, roupa de cama, tapetes, sapatos, meias, entre outros. Outro problema que causa muito incômodo e dor é Unha encravada, que é quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Ela pode causar, além de dor, sintomas como vermelhidão e inchaço ao redor da unha infeccionada.


O dedão é geralmente o mais afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar. Em casos sérios de unhas encravadas com pus e inflamadas, a infecção pode se espalhar pelo dedo e chegar até o osso. Dito isso, é de extrema importância buscar por ajuda profissional ao menor sinal de desconforto.

 Dependendo do tipo de infecção que a pessoa possa ter nos pés, apenas com tratamento tópico pode não surtir o resultado esperado num curto prazo, sendo preferível procurar um podólogo para fazer o diagnóstico e estabelecer um plano terapêutico adequado ao seu caso, podendo ser iniciado com a retirada da espícula (pedaço de unha) que age como um corpo estranho causando infecções (Espiculaectomia) com analgesia e combinado com a fototerapia para cicatrização em 48h. Pode ser indicado também o tratamento por meio de protocolo fototerapêutico.

A fototerapia usa uma luz de alta frequência, capaz de penetrar através da unha para atingir o fungo, é o tratamento mais avançado da atualidade e com resultados mais rápidos, com êxito em 90% dos casos, se comparados aos tratamentos convencionais. Este protocolo pode ser usado em quase todos os tratamentos de infecção fúngica, é uma nova ferramenta terapêutica totalmente segura e eficaz, que permite um tratamento rápido, indolor, definitivo e sem danificar a pele e os tecidos, e claramente uma alternativa aos tratamentos farmacológicos orais, com várias interações e efeitos secundários.

O Laser na Podologia beneficia:

• Previne e combate inflamação, pois estimula rapidamente a regeneração celular;

• Diminuição da dor na hora do tratamento da unha infeccionada;

• Melhor recuperação no pós-operatório;

• Diminui o inchaço e vermelhidão;

• Anti-inflamatório.

Bons cuidados com os pés são importantes para evitar a recorrência. Quando isso acontece, a recomendação é para procurar um especialista que vai verificar qual o grau do problema da unha.

 

Umuarama-PR

Kesley Dornelas - Podóloga

Terapeuta Comportamental

Facilitadora de Cursos Profissionalizantes na área de embelezamento

Master Coaching e Mentora - Instituto Global Coaching e Treinamento

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×