Publicado em: 06/06/2023
O DIU, abreviação do termo, Dispositivo Intra Uterino, é um método contraceptivo que é inserido no útero a fim de prevenir a gravidez. É uma técnica segura, de longa duração, reversível e com taxa de eficácia de 95% a 99%.
Uma das grandes vantagens no uso do DIU é que, depois de colocado, não é preciso nenhum cuidado especial, principalmente o fato de isentar a paciente da necessidade da ingestão de comprimidos e medicamentos diariamente. Além disso, a facilidade de remoção é outro ponto positivo, pois é possível removê-lo facilmente durante procedimento no próprio consultório.
Outra vantagem muito grande é que o uso do DIU tem menor risco de causar efeitos colaterais do que outros métodos contraceptivos, como por exemplo, os efeitos negativos na libido, o que ocorre com a maioria dos métodos de contracepção. Outro ponto positivo apontado pelas mulheres que optam por seu uso é o fato do custo ser bastante reduzido, se pensado em longo prazo.
No entanto é preciso levar em conta algumas questões que podem ser classificadas como desvantagens para quem escolhe usar o DIU, como por exemplo, o fato de que nem todas as mulheres são candidatas ao método, pois algumas condições médicas podem tornar o método contraindicado. Além do que, não protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, que tem a proteção garantida pelo uso do preservativo.
Em geral, o uso do DIU é um método contraceptivo seguro e eficaz que vem ganhando a escolha de muitas mulheres que, têm enxergado os pontos positivos com peso maior na hora de fazerem a escolha de um método de contracepção. É importante reforçar a importância de manter os exames ginecológicos de rotina, em dia. Tenha um médico ginecologista de confiança. Agende uma consulta conosco.
Dr. Carlos Lisboa
CRM-PR 16.265 | RQE 7.938
Ginecologista e Obstetra.
Umuarama - PR