Publicado em: 20/09/2022
Inicialmente é preciso entender que o crescimento e desenvolvimento da criança é um excelente indicador de suas condições de saúde. Pais (pai, mãe, responsável...) cuidadosos sempre estão atentos ao que é melhor para seu filho, principalmente no quesito saúde, segurança, nutrição e desenvolvimento. Comumente, os pais percebem quando o crescimento da criança não é o esperado para aquela idade, ou está deficiente, então esse é o momento em que o Endocrinologista Infantil se torna um grande aliado.
Uma das causas mais comuns da visita de crianças ao Endócrino Pediatra é baixa estatura. Quando a criança não acompanha o crescimento e desenvolvimento de outras da mesma idade, o problema pode estar relacionado a alguma deficiência hormonal ou nutricional, mas também, pode estar relacionada à hereditariedade e ao funcionamento do sistema endócrino.
Desde a vida uterina e após o nascimento, são necessárias as consultas pediátricas para acompanhamento, a estatura deve ser acompanhada e registrada, para avaliar esse crescimento e relacionar com o padrão da curva de crescimento, comparado a crianças do mesmo sexo e idade, sempre levando em conta o padrão familiar.
A investigação das possíveis causas da baixa estatura deve ser feita de maneira criteriosa, exames laboratoriais, uma cuidadosa pesquisa familiar, que não é feita apenas em uma consulta e, na maioria das vezes, exige o tempo de alguns meses para avaliar a velocidade de crescimento, realizar exames e montar a curva da criança que está sendo avaliada. Algumas são as causas mais encontradas para baixa estatura, como deficiência do hormônio do crescimento, hipotireoidismo, retardo no crescimento intrauterino e até nanismo.
Independente da causa, o tratamento geralmente é realizado com hormônios de crescimento, um tratamento seguro e, na grande maioria das vezes, eficiente. O paciente recebe injeções de hormônio do crescimento sintético, administrado até que seja alcançada uma altura aceitável ou que não cresça mais do que 2,5 cm por ano. Também são tratadas as doenças que estão prejudicando o crescimento de maneira eficiente e, até mesmo em alguns casos, uma equipe multidisciplinar é acionada para auxiliar no tratamento dessa criança.
O importante é avaliar o crescimento das crianças para no caso de necessidade de tratamento, otimizar e viabilizar um crescimento satisfatório. Esse tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, para que os resultados alcançados sejam os melhores, dentro daquilo que possa ser feito. Pais, se vocês suspeitam que a sua criança tenha algum problema no crescimento, leve-a para uma avaliação com um endócrino pediátrico o quanto antes, pois o diagnóstico precoce leva a melhores resultados. Cuidar dos nossos filhos é nosso dever maior na vida. Pais cuidadosos, filhos seguros.