Publicado em: 20/06/2022

A ansiedade é um sentimento natural, pode até ser benéfica em algumas situações, pois nos deixa mais atentos e preparados para enfrentar situações de perigo, como quando algo nos provoca estresse, medo ou apreensão. No entanto, quando a ansiedade é desmedida, prolongada, intensa e impacta na rotina diária, estamos falando de um possível distúrbio psiquiátrico classificado como Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). 

É importante saber que muitos casos de ansiedade excessiva estão ligados a situações cotidianas, como o trabalho, saúde, família, finanças, fatores genéticos e ambientais, fatores neuropsicossociais, eventos traumáticos indesejáveis na infância, entre outros. Em geral, o grau de preocupação presente em uma pessoa ansiosa é desproporcional ao motivo.

O TAG é, junto com a síndrome do pânico, a principal doença do grupo dos transtornos de ansiedade, acometendo cerca de 3 a 5% da população. Estudos do metabolismo e da atividade cerebral mostram que pessoas com TAG apresentam desequilíbrios na quantidade de alguns neurotransmissores cerebrais, como a serotonina e a noradrenalina, assim como a hiperatividade de algumas áreas do cérebro que controla as emoções e o comportamento humano.


Os sintomas mais comuns do TAG podem ser psicológicos e/ou físicos como:

• Incapacidade de relaxar a mente e sensação de estar sempre no limite;

• Agitação, irritabilidade intensa, fadiga e dificuldade de concentração;

• Medo de tomar decisões por receio de errar, o que deixa a pessoa estressada, assim como imaginar desfechos negativos para qualquer situação vivida;

• Cansaço, sudorese fria, tensão muscular e tremores;

• Boca seca, falta de ar e sensação de formigamento (Parestesia);

• Palpitação, enjoos e sensação de tontura ou desmaio;

•  Medo desproporcional ao perigo real da situação;

• Insônia, dor de cabeça e mal-estar no abdômen.


Se você se identificou com os sintomas acima e sente que está mais difícil lidar com os próprios sentimentos, saiba que a psicoterapia é uma intervenção eficaz para melhorar a ansiedade. Todavia,  o tratamento pode ser combinado, em alguns casos, com medicação prescrita por médicos.


Veja no que o psicólogo pode te ajudar:

Na maioria das vezes, a pessoa não consegue avaliar a própria ansiedade sozinha. Com a ajuda do psicólogo, a pessoa irá entrar em contato consigo mesma, tomando consciência, buscando entender as raízes e os desdobramentos dos problemas,  identificando assim,  os fatores desencadeadores da ansiedade, para que consiga lidar melhor com os seus sintomas, compreendendo suas possíveis causas, e além disso, irá transformar o seu jeito de agir e de se relacionar consigo mesma e com o mundo diante de situações estressoras, propiciando assim, uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Portanto, o psicólogo e o indivíduo trabalham juntos para atingir os resultados esperados, o psicólogo respeitando sempre, a particularidade de cada sujeito.

Por fim, a psicoterapia  não tem o poder de tornar os eventos da sua vida menos desafiadores, mas pode te capacitar a enfrentar situações conflituosas de maneiras mais leve e assertiva. Neste sentido, pode te ajudar a sair do lugar de “refém” desses sintomas e torná-lo protagonista de suas escolhas. Como dizia Carl Gustav Jung: ”Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”.



Josiane Bonatto da Silva

CRP 08/28516

Especialista em Psicologia Infantil 

Psicologia Organizacional e do Trabalho

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×