Publicado em: 06/09/2023
Toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum que atua na membrana pré-sináptica da junção neuromuscular, inibindo a liberação de acetilcolina provocando uma redução dose-dependente da contração muscular.
A toxina botulínica, especialmente a tipo A, tem grande relevância em diversos tratamentos oftalmológicos, dermatológicos, estéticos, terapêuticos, tratamentos estéticos funcionais na odontologia (bruxismo, sorriso gengival), dentre outros. A aplicação dessa toxina apresenta-se como terapia medicamentosa alternativa às usadas para o tratamento da paralisia facial, doença que modifica estética e funcionalmente o paciente, originando diversos transtornos psicológicos e funcionais.
A paralisia facial pode ocorrer de forma abrupta ou progressiva, temporária ou permanente, ocasionando perda nas funções motoras do músculo da face (franzir a testa, levantar a sobrancelha, piscar ou fechar os olhos, sorrir), perda de sensibilidade e produção de algumas secreções produzidas pelas glândulas presentes na face. Essa ação pode ocorrer por diversos motivos como: infecções, traumas na cabeça, doenças autoimunes, derrames, tumores, distúrbio de glicemia, etc.
O quadro de paralisia facial exige tratamento e acompanhamento profissional. A depender da causa e da gravidade dos sintomas, os tratamentos podem ser empregados de forma associada ou individualmente, como: medicamentos com corticosteroides e antivirais, fisioterapia, proteção ocular no globo afetado, fios de polidioxanona, cirurgia, cinesioterapia, crioestimulação, fotobiomodulação, eletroterapia, acupuntura e a toxina botulínica.
A aplicação de toxina botulínica é um dos tratamentos mais utilizados nos últimos tempos, tendo como maior objetivo reduzir ao máximo as assimetrias, estimular a musculatura e o nervo facial, melhorando a aparência do rosto e a autoestima dos pacientes em tratamento. O tempo de tratamento é variável de acordo com a evolução da recuperação do nervo facial e suas funções.
Esse tipo de tratamento pode favorecer todos os graus de paralisia facial, especialmente aqueles com recuperação parcial do movimento facial inferior (House-Brackmann graus 2 e 3). Os pacientes relatam grande satisfação com o tratamento, há uma significativa melhora na harmonização do rosto, redução da hipercinesia muscular, alívio dos espasmos e redução da deformação bucal durante o sorriso, eleva a qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, além de sua melhor aceitação em ambientes sociais.
Se você ficou com alguma dúvida, quer mudar algum aspecto do rosto ou deseja corrigir a simetria da face devido a algum trauma sofrido, entre em contato conosco e agende uma consulta.
Só quem é referência no assunto pode fazer uma análise completa para um diagnóstico, tratamento e acompanhamento assertivo para deixar sua aparência muito mais jovem, revitalizada e simétrica. Ficaremos felizes em atendê-lo (a)!
• Campo Mourão
Dra. Priscila Bayer Ferri - CRO-PR 18.266
Especialista em Ortodontia e Implantodontia
Harmonização facial