Publicado em: 29/09/2023

CLASSIFICAÇÃO E SINTOMAS: De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, da American Psychiatric Association DSM-5 TR, o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível disfuncional para a idade. Os sintomas iniciam-se na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida. O DSM-5 TR fornece três subtipos diferentes para identificar e classificar sintomas particulares:

1) Tipo predominantemente desatento;

2) Tipo predominantemente hiperativo-impulsivo;

3) Tipo combinado, apresentando sintomas hiperativos-impulsivos e desatentos.

O subtipo é determinado pela quantidade de manifestações clínicas encontradas em cada modalidade, como também ocorrem outras condições médicas advindas de situações emocionais. Embora o TDAH seja frequentemente diagnosticado durante a infância, também pode ocorrer na vida adulta após avaliação clínica. Os sintomas e o comprometimento do TDAH são frequentemente graves durante a infância e podem evoluir ao longo da vida. Por se tratar de um transtorno de neurodesenvolvimento, as dificuldades muitas vezes só se tornam evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e independência se tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão dos pais.

FUNÇÕES AVALIADAS: Os indivíduos com TDAH também apresentam dificuldades nos domínios das funções cognitivas, como resolução de problemas, planejamento, orientação, flexibilidade, atenção, inibição de resposta e memória de trabalho. Outras dificuldades envolvem componentes afetivos, como atraso na motivação e regulação do humor.  A médio e longo prazo, crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar dificuldades no desempenho acadêmico, nas interações interpessoais e autoestima baixa. Crianças com TDAH têm mais chances de apresentar obesidade quando comparadas com as crianças sem TDAH. Problemas de conduta podem aparecer no final do período da pré-adolescência.

IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E TRATAMENTO: Apesar de ter se tornado uma condição bastante conhecida nos últimos anos, o diagnóstico de TDAH não é simples, pois os seus principais sintomas se confundem com outras condições clínicas e com características normais do desenvolvimento do indivíduo. Assim, torna-se necessária a utilização de critérios operacionais que são estabelecidos a partir da realização da avaliação clínica por profissionais capacitados e experientes. Tanto o diagnóstico equivocado e incorreto, quanto, principalmente, a ausência de diagnóstico trazem para o indivíduo sérias consequências. As dificuldades geram baixa autoestima, problemas de comportamento e risco para comorbidades e transtornos psiquiátricos associados, como depressão, ansiedade, transtorno de conduta e oposição à autoridade, uso de substâncias psicoativas, abandono escolar precoce, envolvimento em atividades de risco.

A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) possibilita que o paciente (criança ou adulto) seja capaz de reestruturar suas crenças suprimindo ou amenizando os comportamentos condicionados, mal adaptativos e modificando suas crenças, pensamentos, emoções e, consequentemente, suas sensações. As técnicas utilizadas para o tratamento do TDAH podem ser divididas didaticamente em cognitivas e comportamentais, embora na prática, ambas sejam utilizadas de forma complementar. Dentre as técnicas cognitivas mais utilizadas, destacam-se: reestruturação cognitiva, solução de problemas, diálogo interno, treinamento de autocontrole, autorreforço e treino de autoinstrução. Já dentre as técnicas comportamentais, destacam-se: automonitoramento e autoavaliação, sistema de recompensas, sistema de fichas, custo de resposta, tarefas de casa, modelagem, dramatizações, além de treinamento de comunicação social, planejamento e cronogramas.



EM BREVE TEREMOS UMA NOVA UNIDADE KIDS, AGUARDEM!

 

Luzia Raimundo | CRP-08/25319

Psicóloga

Especialista em Neuropsicologia Clínica

Especializanda em Terapia Cognitivo Comportamental, Diretora Técnica e

CEO da Franquia do Instituto Encanté

 

Serviços prestados pela equipe Encanté: Atendimento Psicológico online e presencial

para crianças, adolescentes e adultos;

Avaliação Neuropsicológica;

Avaliação Psicológica;

Avaliação Psicossocial;

Avaliação de orientação vocacional;

Avaliação pré e pós-cirúrgica (vasectomia e bariátrica);

Avaliação psicológica para adoção;

Terapia Ocupacional;

Palestras, cursos e capacitações;

Supervisão clínica.


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