Publicado em: 29/09/2023
CLASSIFICAÇÃO E SINTOMAS: De acordo
com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, da American
Psychiatric Association DSM-5 TR, o Transtorno do Déficit de Atenção e
Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento,
caracterizada por uma tríade de sintomas envolvendo desatenção, hiperatividade
e impulsividade em um nível disfuncional para a idade. Os sintomas iniciam-se
na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida. O DSM-5 TR fornece três
subtipos diferentes para identificar e classificar sintomas particulares:
1) Tipo predominantemente
desatento;
2) Tipo predominantemente
hiperativo-impulsivo;
3) Tipo combinado, apresentando
sintomas hiperativos-impulsivos e desatentos.
O subtipo é determinado pela quantidade de manifestações clínicas
encontradas em cada modalidade, como também ocorrem outras condições médicas
advindas de situações emocionais. Embora o TDAH seja frequentemente
diagnosticado durante a infância, também pode ocorrer na vida adulta após
avaliação clínica. Os sintomas e o comprometimento do TDAH são frequentemente
graves durante a infância e podem evoluir ao longo da vida. Por se tratar de um
transtorno de neurodesenvolvimento, as dificuldades muitas vezes só se tornam
evidentes a partir do momento em que as responsabilidades e independência se
tornam maiores, como quando a criança começa a ser avaliada no contexto escolar
ou quando precisa se organizar para alguma atividade ou tarefa sem a supervisão
dos pais.
FUNÇÕES AVALIADAS: Os indivíduos com TDAH
também apresentam dificuldades nos domínios das funções cognitivas, como
resolução de problemas, planejamento, orientação, flexibilidade, atenção,
inibição de resposta e memória de trabalho. Outras dificuldades envolvem
componentes afetivos, como atraso na motivação e regulação do humor. A médio e longo prazo, crianças e
adolescentes com TDAH podem apresentar dificuldades no desempenho acadêmico,
nas interações interpessoais e autoestima baixa. Crianças com TDAH têm mais
chances de apresentar obesidade quando comparadas com as crianças sem TDAH.
Problemas de conduta podem aparecer no final do período da pré-adolescência.
IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA E TRATAMENTO: Apesar de ter se tornado uma condição bastante conhecida nos últimos
anos, o diagnóstico de TDAH não é simples, pois os seus principais sintomas se
confundem com outras condições clínicas e com características normais do
desenvolvimento do indivíduo. Assim, torna-se necessária a utilização de
critérios operacionais que são estabelecidos a partir da realização da
avaliação clínica por profissionais capacitados e experientes. Tanto o
diagnóstico equivocado e incorreto, quanto, principalmente, a ausência de
diagnóstico trazem para o indivíduo sérias consequências. As dificuldades geram
baixa autoestima, problemas de comportamento e risco para comorbidades e
transtornos psiquiátricos associados, como depressão, ansiedade, transtorno de
conduta e oposição à autoridade, uso de substâncias psicoativas, abandono
escolar precoce, envolvimento em atividades de risco.
A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) possibilita que o paciente (criança ou adulto) seja capaz de reestruturar suas crenças suprimindo ou amenizando os comportamentos condicionados, mal adaptativos e modificando suas crenças, pensamentos, emoções e, consequentemente, suas sensações. As técnicas utilizadas para o tratamento do TDAH podem ser divididas didaticamente em cognitivas e comportamentais, embora na prática, ambas sejam utilizadas de forma complementar. Dentre as técnicas cognitivas mais utilizadas, destacam-se: reestruturação cognitiva, solução de problemas, diálogo interno, treinamento de autocontrole, autorreforço e treino de autoinstrução. Já dentre as técnicas comportamentais, destacam-se: automonitoramento e autoavaliação, sistema de recompensas, sistema de fichas, custo de resposta, tarefas de casa, modelagem, dramatizações, além de treinamento de comunicação social, planejamento e cronogramas.
EM BREVE TEREMOS UMA NOVA UNIDADE KIDS, AGUARDEM!
Luzia Raimundo | CRP-08/25319
Psicóloga
Especialista em Neuropsicologia Clínica
Especializanda em Terapia Cognitivo Comportamental, Diretora Técnica e
CEO da Franquia do Instituto Encanté
Serviços prestados pela equipe Encanté: Atendimento Psicológico online e presencial
para crianças, adolescentes e adultos;
Avaliação Neuropsicológica;
Avaliação Psicológica;
Avaliação Psicossocial;
Avaliação de orientação vocacional;
Avaliação pré e pós-cirúrgica (vasectomia e bariátrica);
Avaliação psicológica para adoção;
Terapia Ocupacional;
Palestras, cursos e capacitações;
Supervisão clínica.