Publicado em: 06/06/2023
O Método Reequilíbrio Toracoabdominal – RTA é de exclusividade da fisioterapia que tem por objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a higiene brônquica, através da reorganização do sinergismo muscular respiratório, quando se apresenta alguma disfunção respiratória. O método tem por base o alongamento e o fortalecimento dos músculos respiratórios, além da facilitação adequada do tônus muscular, com a intenção de evitar sequelas musculares, posturais, ocupacionais e sensório-motoras, causadas por disfunções e doenças respiratórias.
É uma técnica muito humana que prioriza o bem-estar em primeiro lugar. O tratamento é feito através de manuseios sutis que podem ser aplicados tanto nos bebês, crianças, adultos e idosos, estando os pacientes em casa, na clínica ou em âmbito hospitalar. É uma abordagem global, que visa a função dos músculos respiratórios que têm algumas ações puramente relacionadas à respiração e outras que facilitam funções, como a alimentação, a captação sensorial, as reações de retificações e equilíbrio, o trabalho, higiene pessoal, a fala e a excreção.
O método é de exclusividade do fisioterapeuta e, a fisioterapeuta Mariane de Oliveira Lima é a primeira profissional habilitada e capacitada ao método em Umuarama e região. Através do site do RTA é possível ter acesso aos profissionais formados neste método e autorizados a utilizar o mesmo. A busca pode ser realizada por nome ou cidade.
“O RTA pode ajudar de diferentes formas, visamos o paciente como um todo, desde a parte respiratória até a postura, pois uma boa postura advém de um equilíbrio muscular adequado e um sistema respiratório com qualidade. É um método importantíssimo que vem para inovar a visão do trabalho do fisioterapeuta em relação ao atendimento respiratório, e também para ajudar, de forma gentil, a todos os que sofrem com infecções respiratórias recorrentes ou doenças respiratórias crônicas”, afirma Mariane.
Mariane de Oliveira Lima
Crefito 8 - 241415/ F
Fisioterapeuta
Especialista em Intervenção precoce, atrasos do desenvolvimento e TEA.
Umuarama - PR