Publicado em: 10/06/2022

Quando o assunto é cuidar da saúde, a prevenção é o melhor remédio. Ter hábitos mais saudáveis, visitar o médico rotineiramente e fazer os exames preventivos são os pilares para se ter mais longevidade, bem-estar e qualidade de vida. Alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento de tumores não podem ser evitados, como as alterações genéticas. Por outro lado, muitos fatores de risco são ambientais e comportamentais, ou seja, são possíveis de mudar com novos hábitos e conscientização.


 Como anda sua saúde, mulher? Há quantos meses você não vai ao médico ou faz algum check-up?

O funcionamento do corpo feminino tem peculiaridades quando comparado ao organismo do homem, o que gera doenças e distúrbios específicos. A saúde da mulher engloba vários aspectos do bem-estar feminino, ou seja, fique sempre atenta em qualquer mudança no seu corpo como, por exemplo: alterações do ciclo menstrual, sangramentos transvaginais anormais, sangramentos após a menopausa, dor pélvica aguda ou crônica, nódulos mamários, infertilidade, corrimentos vaginais, úlceras genitais, verrugas vulvares, dor ao urinar, incontinência urinária, dor durante a relação sexual e alterações na libido. Em todos esses casos, a atenção médica deve ser procurada para avaliação e acompanhamento adequado.

A saúde da mulher, dentre outras coisas, significa manter hábitos de vida saudáveis, cuidar dos fatores emocionais, fugir dos fatores de risco, ter uma vida sexual segura e satisfatória, planejar se vai querer ter filhos, ou não, fazer os exames médicos e de rastreamento de câncer, assim como ter um bom acompanhamento médico para orientar na menopausa e ficar preparada para um envelhecimento saudável. É importante realizar consultas de rotina e exames preventivos frequentemente.

Essa prevenção pode diagnosticar células cancerígenas como o câncer de colo de útero que é perigoso, surge de forma silenciosa e não causa nenhum tipo de sintoma na fase inicial, quando é mais fácil de ser tratado. A mulher só começa a sentir algum tipo de desconforto ou dor quando a doença está completamente instalada. A infecção de alguns tipos de vírus do Papilomavírus Humano (HPV) são a causa do câncer de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete mulheres de todas as regiões do Brasil, seguido do câncer de pele não melanoma. O surgimento de um nódulo, na maioria das vezes irregular, rígido e que não gera dor, é o sintoma mais comum do câncer mamário. 

Algumas vezes, podem aparecer nódulos nas axilas e uma série de outras reações como inversão do mamilo, secreção transparente ou mesmo a mulher sente dor, por isso a importância das consultas ginecológicas. O exame ginecológico preventivo (conhecido como Papanicolau), a ultrassonografia transvaginal e a mamografia ou a tomossíntese (mamografia 3D), a partir dos 40 anos, estão entre os principais exames preventivos que toda mulher na idade adulta deve realizar. A partir dos 50 anos, também é recomendado o rastreamento da dosagem hormonal, já que durante a menopausa o ovário diminui a produção de hormônios como o estrogênio e a progesterona. A prática regular de atividade física e alimentação saudável também é muito importante nessa fase.

Outro ponto importante é a saúde mental. A vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está, muitas vezes, mais relacionada com alterações emocionais do que com fatores biológicos. Frequentemente mulheres em diferentes faixas etárias, sofrem de depressão, ansiedade, pânico e insônia. Tudo isso gera um grande esgotamento físico, fadiga, dor de barriga, perda de apetite, dor de cabeça, dores musculares, tontura, coração acelerado, pressão alta, entre outros. Essas são algumas sensações que o corpo pode apresentar. 

Mulheres que tentam fazer tudo ao mesmo tempo são as que mais sofrem com essa síndrome. Em nome da boa saúde, é importante dividir responsabilidades para aliviar a pressão do cotidiano. A luta pela saúde da mulher deve ser feita diariamente por meio da conscientização de cada uma, para que elas possam entender a importância de cuidar de seu corpo e da sua mente.



Dr. Carlos Augusto Cerillo Machado

CRM-PR 32.894 | RQE 24.864

Obstetra e Ginecologista

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×