Publicado em: 06/09/2023

    Em todos os casos cirúrgicos, há a necessidade de cuidados especiais, antes, durante e depois do procedimento, visando à saúde e bem-estar dos pacientes. É fato que uma cirurgia plástica bem sucedida necessita de uma equipe multidisciplinar de saúde preparada e especializada, todavia, a participação de profissionais da estética também é essencial para preparar corpo e mente do paciente, assim como auxiliar na recuperação do pós-operatório. 

Dependendo da cirurgia, necessário se faz preparar diversas camadas de tecido do corpo, assim, a chance de sucesso no intraoperatório é maior e o tempo de recuperação menor, fazendo com que o retorno às atividades diárias seja mais breve. A reabilitação é um dos momentos mais importantes do processo cirúrgico e alguns tratamentos estéticos auxiliam significativamente numa recuperação mais rápida e confortável, fazendo toda a diferença para evitar efeitos colaterais nesses procedimentos.

Pré-operatório: A radiofrequência pode ser indicada em várias cirurgias, principalmente antes da ritidoplastia (lifting facial), para melhorar o tônus da pele e ajudar nos resultados após a cirurgia, ainda estimula a produção de colágeno, deixando a pele menos flácida e mais hidratada.

A hidratação cosmética é sugerida para melhorar o aspecto do local que será operado, assim como pós-operado, aumentando a elasticidade da pele, prevenindo o surgimento de estrias e hipotonia tissular, além de facilitar a recuperação do tecido. 

O ultrassom e a endermologia também são procedimentos indicados no pré-operatório de lipoaspiração e abdominoplastia para ajudar na descompactação de gordura localizada facilitando no momento da cirurgia.

A drenagem linfática manual é a principal técnica utilizada no Pós-operatório imediato que tem a função de estimular o sistema linfático de forma suave e relaxante. Ela é indicada tanto no pré quanto no pós-operatório. O procedimento previne a retenção de líquidos, estimula a circulação sanguínea, diminuindo a incidência de edemas, dores incapacitantes e hematomas. O paciente fica mais relaxado, aliviando as tensões e a ansiedade antes e após a cirurgia, garantindo maior bem-estar. A frequência e a quantidade das sessões variam de acordo com a cirurgia e indicação do médico.

A escolha dos procedimentos no Pós-operatório tardio dependerá da particularidade de cada cirurgia e da recomendação do médico cirurgião.

Podemos citar algumas funções dos procedimentos:

Melhora a oxigenação e circulação;

Aumento do tônus muscular;

Auxilia na hidratação e nutrição da pele;

Diminui a inflamação e hiperpigmentação pós-inflamatória;

Auxilia na cicatrização;

Previne fibroses e aderências;

Desintoxica os tecidos;

Drena os edemas e diminui os inchaços;

Diminui as dores provocadas pelo inchaço. 


O processo pós-operatório tardio (10 a 15 dias após a alta hospitalar) também tem o objetivo de auxiliar na recuperação e maior segurança ao paciente, podendo se estender por até 2 meses após a cirurgia. O procedimento garante uma perfeita recuperação e cicatrização tecidual e resultado satisfatório da cirurgia, prevenindo fibroses tardias. Se você vai passar por algum procedimento cirúrgico do tipo, entre em contato conosco. Temos uma ampla experiência na área e estamos há mais de 10 anos com atendimento pós-operatório. Agende uma consulta e tire as suas dúvidas.


• Campo Mourão


Simeire Galdino Baqueta

Tecnóloga em Estética e Cosmética
Especialista em Estética e Dermocosmética
Especialista em pré e pós-operatório de Cirurgias Plásticas
Formada em Biomedicina

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×