Publicado em: 11/09/2023
A dificuldade de aprendizado não significa que a criança não tem capacidade de aprender, mas sim que ela processa as informações de modo diferente e em seu próprio tempo. Embora toda criança tenha dificuldade em algum momento de sua vida escolar, se uma determinada área do aprendizado for consistentemente afetada, pode indicar um distúrbio de aprendizagem.
A participação dos pais nos estudos do filho e o diálogo com ele são passos essenciais para se notar a dificuldade de aprendizagem desde cedo. A primeira coisa que o seu filho precisa para driblar a dificuldade de aprendizagem e voltar a ter um bom rendimento nos estudos é a sua compreensão. Muitas vezes, o problema é piorado se a criança sente que as pessoas ao seu redor não entendem o que ela está enfrentando, então, acolha e apoie seu filho neste momento tão importante.
As principais dificuldades de aprendizagem são:
• Dislexia — Dificuldade de leitura;
• Discalculia — Dificuldade em matemática;
• Disgrafia — Dificuldade na escrita;
• Dispraxia — Dificuldade nas habilidades motoras;
• Afasia/disfasia — Dificuldades na linguagem.
Outros distúrbios que levam à dificuldade de aprendizagem podem estar relacionados à ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração, fazendo com que o aprendizado se torne um desafio. As crianças podem se sentir inicialmente frustradas e mais tarde desenvolver problemas comportamentais, como se distrair facilmente, ser hiperativas, retraídas, tímidas ou agressivas.
É preciso acolher a criança ou o jovem e, logo na primeira notificação, promover um diálogo sincero, identificar quais são as principais dificuldades e entender por que são tão difíceis. Isto porque, a dificuldade de aprendizagem não está relacionada a causas biológicas ou má vontade dos jovens e crianças, mas sim a fatores psicológicos, emocionais, sociais, ambientais e metodológicos. Não importa qual seja a origem ou a dificuldade de aprendizagem do seu filho, o relevante é que o problema seja descoberto o quanto antes para que o tratamento ideal seja iniciado.
O passo primordial ao identificar alguma dificuldade na aprendizagem é buscar auxílio de profissionais capacitados. Afinal, não é possível ajudar as crianças sem, antes, ter um diagnóstico preciso e entender quais áreas podem ser afetadas, pois essas questões podem também ter interferência em sua autopercepção e autoconfiança. Agende uma avaliação ao menor sinal apresentado.
Mônica Françozo
Pedagoga e Psicopedagoga
Pós-graduada em Reabilitação Clínica
Especialista em Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Neurociência em Educação.
Umuarama