Publicado em: 19/03/2024
Sabemos que cada pessoa, em sua constituição, é única, assim como suas características. Dito isso, pode haver algumas características, que surgem ainda intraútero e tendem a piorar durante o completo desenvolvimento de cada indivíduo, tanto por fatores genéticos ou por má formação. Um exemplo dessas alterações é a conhecida “Orelha de abano”, cuja orelha é mais proeminente em um ou em ambos os lados. A hereditariedade é um fator determinante no que diz respeito à formação das orelhas, desse modo, mesmo em caso de gravidez completamente saudável, a pessoa pode nascer com orelhas de abano. Essa deformidade pode causar grandes constrangimentos, afetar a autoestima e muitas vezes dificuldade de relacionamento escolar e social.
A boa notícia é que a partir de uma técnica simples e pouco invasiva, destinada a correções no formato e/ou tamanho das orelhas, pode-se devolver o bem-estar, autoestima e autoconfiança, além de harmonizar e modelar as orelhas tornando o rosto mais simétrico em relação às demais características do rosto da pessoa. Estou falando da Otoplastia, procedimento relativamente simples, realizado na clínica devidamente equipada, com uso de anestesia local, com alta médica no mesmo dia e com rápida recuperação. Como o desenvolvimento completo do pavilhão auricular ocorre entre 5 e 7 anos de idade, é prudente aguardar o amadurecimento completo para realizar uma cirurgia plástica, ou seja, se não houver nenhuma contraindicação pré-existente, a Otoplastia pode ser feita a partir dos 07 anos de idade.
Através de um pequeno corte na porção posterior da orelha, a Otoplastia oferece resultados definitivos e imediatos, moldando a cartilagem, esculpindo as curvaturas, o volume e posição da orelha em relação à cabeça. O pós-operatório normalmente é muito tranquilo, porém é necessário seguir cuidados e orientações como em qualquer outra cirurgia, mantendo uma alimentação equilibrada, repouso, manter-se distante da exposição solar excessiva por pelo menos 15 dias, bem como não se deitar de lado e utilizar a medicação prescrita para garantir a segurança e o melhor resultado ao procedimento. É normal sentir dores leves no período de recuperação.
Se você apresenta alguma queixa na forma de
sua orelha, entre em contato conosco para uma avaliação.
Campo Mourão-PR
Dra. Paula Guerreiro
CRO-PR 14.448
Cirurgiã Bucomaxilofacial
Harmonização Facial Definitiva