Publicado em: 20/09/2022
A ortopedia ou traumatologia é a especialidade médica encarregada de tratar lesões, contusões causadas por pancadas, traumas e algumas deformidades que refletem no aparelho locomotor de um indivíduo, como tendões, ossos, ligamentos, articulações, desvios do joelho e pés e também trabalha com casos de escoliose e lordose.
Segundo pesquisas, as lesões traumáticas constituem a mais importante causa de morte em crianças com cerca de 2 anos de idade (muitas vezes em consequência dos maus tratos e/ou espancamento, acidentes no trânsito e as quedas de altura), e a 2ª principal causa de hospitalização em crianças com até 15 anos de idade.
Brincadeiras de crianças são cercadas de aventuras e travessuras, o que é algo normal, mas que podem terminar com uma fratura, trauma ou lesão. Dessa forma, é importante que um adulto supervisione e oriente sobre os possíveis perigos que possa ter no ambiente onde brincam, pois um tropeço seguido de queda ao chão pode ser suficiente. Os ossos das crianças ainda estão em crescimento e apresentam desafios diferentes, pois a resposta do corpo a lesões, infecções e deformidades pode ser bem diferente do que seria visto em uma pessoa adulta.
Numa situação de trauma, a criança pode ter dificuldade em se comunicar o que está tentando dizer, por isso faz-se necessário consultar um médico ortopedista pediátrico. Esse profissional saberá como examinar e tratar a criança de uma maneira que a ajude a relaxar e cooperar. Quando as crianças estão aprendendo a andar, é comum andarem nas pontas dos pés, no entanto, se o comportamento seguir após os 2 anos de idade, ou se os pais perceberem que a criança manca sem causa aparente ou queixa-se de dor ao se movimentar é importante levá-la ao médico especializado para um diagnóstico correto.
Algumas patologias podem ser identificadas ainda no útero durante a gestação e também após o nascimento. Condições relacionadas a malformações congênitas, doenças neuromusculares como a paralisia cerebral, microcefalia e mielomeningocele, doença de Blount, epifisiólise, doença de Perthes, Osteogênese Imperfeita (doenças dos ossos de vidro) entre outros distúrbios do desenvolvimento.
Sempre que houver alguma dúvida quanto à situação de trauma, é de extrema importância a avaliação do ortopedista pediátrico, juntamente com o devido acompanhamento e tratamento de prováveis deformidades nos membros e na coluna das crianças.
Leve seu filho ao médico regularmente e garanta seu bom desenvolvimento!
Dr. Maxsuel Fidelis de P. Almeida
CRM-PR 31.578 | RQE 22.000 | TEOT 15.519
Ortopedista e Traumatologista Especialista em Ortopedia Infantil e Alongamento Ósseo