Publicado em: 20/09/2022
As facetas, tanto de porcelana ou em resina composta, estão entre as técnicas mais procuradas atualmente, na Odontologia Estética. As facetas em porcelana, também conhecidas por lentes de contato, são lâminas de fina espessura que apresentam uma coloração adequada a cada paciente, deixando a tonalidade com aspecto de um dente natural. A principal diferença entre facetas dentárias de resina ou porcelana é o tipo de material utilizado e a forma como o dente é preparado.
As Facetas, seja de resina ou porcelana, são indicadas para os pacientes que desejam melhorar a estética do sorriso, principalmente com relação à cor ou formato dos dentes, espaços entre eles ou outras imperfeições como fraturas, trincas, manchas, restaurações antigas e até mesmo dentes mal posicionados. O tratamento proporciona dentes mais brancos, tamanhos harmoniosos e alinhados, resultando em um belo sorriso, além de elevar a autoestima dos pacientes.
Facetas de porcelana: são peças confeccionadas em porcelana pura, que vão se encaixar perfeitamente no preparo/desgaste realizado nos dentes naturais do paciente. Elas têm maior resistência e duração quando bem feitas pelo profissional e bem cuidada pelo paciente. Sua aparência é muito natural, além de ser uma solução permanente para o seu sorriso.
Facetas de resina: são feitas de resina composta, ou seja, um material muito utilizado em restaurações dentárias, com boa durabilidade. Embora fortes, as facetas de resina composta têm um ponto negativo por requerer maior atenção e cuidado quando comparadas às de porcelana. Podem manchar com mais facilidade, sendo necessário polimento periódico com o dentista. O ponto positivo do uso dessas facetas é que elas não requerem preparo algum nos dentes naturais do paciente, apenas incrementos de resina, sendo também uma técnica reversível.
Vale dizer que, mesmo a porcelana sendo um material com qualidade superior à resina, nem sempre é o procedimento mais indicado para o uso das facetas dentais. Isso acontece porque cada caso pede um tipo de material, e o uso da técnica correta é o principal responsável pelo sucesso desse tipo de tratamento. Por isso, é muito importante conversar com o seu dentista para que juntos, escolham o material que melhor atenderá as suas necessidades. Contar com uma clínica de confiança e um profissional de respaldo são os dois fatores mais importantes na hora de definir o tratamento.
Com o objetivo de proporcionar resultados mais completos e satisfatórios equilibrando a estética e funcional do rosto e sorriso do paciente, podemos combinar procedimentos de Harmonização Orofacial, como por exemplo, o “Botox” (Toxina Botulínica), Preenchimentos com Ácido Hialurônico, Bioestimuladores de colágeno, Fios, entre muitos outros procedimentos.
Dra. Isabela Cherubini | CRO-PR 29.556
Cirurgiã Dentista
Especialista em Odontologia Estética e Laserterapia