Publicado em: 17/12/2022

A obesidade infantil já é hoje considerada um problema de saúde pública e, a essa condição, estão relacionadas diversas patologias, como por exemplo, as alterações ortopédicas que estão acontecendo de maneira cada vez mais precoce, sobretudo alterações posturais. Com o aumento da sobrecarga nas articulações dos membros inferiores, devido à obesidade, essas articulações podem ser afetadas, tanto o aparelho locomotor em si, quanto o funcionamento dele. O tecido ósseo pode sofrer uma modelagem, devido à sobrecarga de peso, além disso, os ossos, nesse período, possuem uma maior quantidade de colágeno e são mais flexíveis e, por isso, estão mais sujeitos à deformação plástica.

Outro problema bastante comum é a readaptação que a coluna faz devido ao abdômen do obeso ser mais protruso, o centro da gravidade da criança muda e sobrecarrega a coluna, fazendo com que ela se ajuste à nova condição, podendo desenvolver, por exemplo, hiperlordose lombar. Muitas são as complicações que podem acontecer como joelhos valgos, tíbia vara, pés planos, apifisiólise da cabeça femoral, dores, alterações na marcha, alterações posturais, diminuição do equilíbrio, entre outros. Além disso, as crianças obesas caem com mais força e podem sofrer fraturas ósseas com maior facilidade. 

Além do controle do peso poder prevenir e auxiliar na melhora das alterações ortopédicas, as atividades físicas são grandes aliadas nesses casos, pois fazem com que as crianças queimem caloria auxiliando no controle do peso e também aumenta a noção do corpo no espaço, melhorando o equilíbrio, aumentando o tônus muscular e as massas ósseas, prevenindo até mesmo que complicações ósseas não persistam até à idade adulta.

A obesidade pode ser um problema controlado, muitas vezes as crianças obesas têm desânimo de fazer exercícios e até mesmo brincar, por isso cabe aos pais ou cuidadores auxiliá-los, propor brincadeiras que os façam queimar calorias de maneira alegre e gostosa. Observar alterações da criança e ficar de olho em qualquer coisa que considere diferente, referente à postura, andar, formas, etc, é muito importante, para que seja possível notar mudanças que possam apontar alterações ortopédicas ou posturais. 

Pais, em caso de dúvidas ou até mesmo perceberem “algo diferente” na sua criança, procurar ajuda profissional é imprescindível, para que esses problemas sejam resolvidos e não comprometam o desenvolvimento da criança e não se tornem transtornos na vida adulta.


Dr. Maxsuel Fidelis de P. Almeida

CRM-PR 31.578 | RQE 22.000 | TEOT 15.519

Ortopedista e Traumatologista Especialista em Ortopedia Infantil e Alongamento Ósseo


Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×