Publicado em: 20/06/2022

Certa vez, em uma sessão de terapia, uma pessoa me disse “eu queria que minha vida fosse mais equilibrada”. Então, eu lhe perguntei “Equilibrada como? O que é uma vida equilibrada para você?” E ela me disse que queria cuidar dela mesma, tanto quanto cuidava das pessoas que ela amava. Disse também que gostaria de dar mais atenção para si mesma e para as suas necessidades. Disse ainda que queria criar uma relação melhor com ela mesma e que, se não era a saúde física que ficava “deixada de lado”, era a saúde mental ou então a saúde espiritual. A partir disso buscamos as causas que a faziam agir assim, então nós criamos um plano de ação para ela cuidar melhor da pessoa mais importante da vida dela: ela mesma.


Mas, por que eu iniciei o artigo com essa pergunta?

Nós somos ensinados, programados para sermos úteis e solícitos com outras pessoas (familiares, amigos, pessoas vulneráveis), mas da mesma forma que fazemos uma coisa, fazemos todas as outras coisas. Se você faz tudo que o outro precisa e se deixa em último plano, em todos os outros setores da sua vida irá agir da mesma forma, nos relacionamentos, na saúde, na sua profissão e isso aumenta a sensação de incapacidade e não merecimento. Sua mente entende que precisa ser útil o tempo todo e sempre fazer algo para alguém, e quando faz algo para você bate aquela sensação de culpa. Mas da mesma forma que você aprendeu ser assim você pode desaprender e aprender novamente. No caso dessa paciente, quando o irmão nasceu, os pais mandavam que ela dividisse tudo com ele, diversas vezes ela dava seus brinquedos e doces para ele e ficava sem nada, foi assim que ela aprendeu a se deixar por último.


Não é sobre o que aconteceu, mas como ela se sentiu com o que aconteceu. Nesse caso ela sentiu que o irmão era mais importante que ela, que ele era merecedor de todo o carinho e atenção, e ela precisava fazer tudo pelos outros para que gostassem dela. A mente dela, ainda infantil, entendeu dessa forma e levou esse aprendizado para a vida adulta.

Com a terapia ela conseguiu ressignificar esse aprendizado, emagreceu 15 quilos e fatura, em seu negócio, quatro vezes mais do que faturava no início do seu tratamento. Hoje ela tem uma rotina de exercícios, autocuidado e faz seu acompanhamento terapêutico regularmente, pois aprendeu que para ela ajudar alguém ela precisa estar bem em primeiro lugar.  Você não precisa estar doente para passar por um processo terapêutico. Entre em contato e agende uma sessão de orientação.




Sandra Freitas | CRT-PR 51.913

Hipnoterapeuta 

Especialista em Relacionamentos e Treinadora Técnica-Comportamental

Membro da IBHEC (International Board of Hypnosis Education and Certification)  e  NGH (National Guild of Hypnotists)


Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×