Publicado em: 02/12/2024

O ato de aprendizagem é um processo complexo, dinâmico e interativo que envolve múltiplas funções, tanto em áreas corticais quanto subcorticais, onde se adquire, modifica ou assimila conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos.

As funções corticais são as tarefas que o córtex cerebral desempenha, como a recepção, integração e motorização do comportamento. Essas funções são responsáveis pelas atividades cognitivas superiores, como o raciocínio, a memória, resolução de problemas, a linguagem e a percepção de forma voluntária. São atos essenciais para o aprendizado, permitindo que o cérebro se adapte a novas informações e desafios, promovendo o desenvolvimento cognitivo contínuo ao longo da vida.

Já as áreas subcorticais do cérebro (camadas mais profundas que incluem grandes grupos de células nervosas) são responsáveis pela emoção, prazer, produção hormonal, coordenação e suavização de movimentos, organização de mensagens sensoriais (Ex: dor, o tato, a temperatura) e o controle de atividades automáticas (Ex: sono, apetite, sede).


Portanto, o processo de maturação neurológica, que envolve o desenvolvimento do cérebro desde a fase fetal, influencia diretamente na capacidade de adquirir conhecimento e habilidades, depende do progressivo desenvolvimento neurológico e da interação entre diversos sistemas do corpo. Como Lefèvre destacou (1950), “uma linguagem oral prejudicada poderia resultar, futuramente, em dificuldades para leitura e escrita”. Para que o processo de aprendizagem ocorra de maneira adequada, diversos fatores, além das funções cognitivas puras, precisam estar em equilíbrio. Entre eles estão:

• Tônus Muscular: é a capacidade de tensão dos músculos em repouso. Desenvolver uma tonicidade adequada é fundamental para o controle e a coordenação dos movimentos (habilidades motoras finas e grossas), como por exemplo se manter sentado e atento, jogar e pegar bolas de diferentes tamanhos, segurar um lápis, pular corda, caminhar em linha reta, entre outros.

• Noção de Esquema Corporal: é a percepção do próprio corpo e de sua relação com o ambiente. Um desenvolvimento adequado dessa habilidade permite à criança coordenar suas ações motoras com precisão, essencial para atividades como escrever ou manipular objetos e para a compreensão do espaço e do próprio corpo no mundo. O ato de brincar, imitando animais ou objetos ajuda a criança a explorar diferentes posturas e movimentos, desenvolvendo sua noção de esquema corporal. A dança e a música estimulam a percepção rítmica e a noção de tempo, ou ainda um circuito com diferentes obstáculos, como túneis, rampas e escadas, desafia a criança a realizar movimentos amplos e coordenados, estimulando a praxia global.

• Afeto e Interação Social: aspectos que influenciam diretamente na motivação e na disposição para aprender, pois o aprendizado não é um processo isolado; ele está intimamente ligado às interações sociais e às trocas afetivas, permitindo que o indivíduo adquira novos conhecimentos e formas de pensar e agir. Esta interação, permite que a criança se sinta segura e a deixa mais predisposta a aprender, se comunicar, a compreender emoções, a resolver conflitos e a desenvolver empatia.

Ao incorporar essas atividades, no dia a dia das crianças, por meio do acompanhamento de um profissional especializado, é possível promover um desenvolvimento psicomotor saudável e equilibrado, preparando a criança para enfrentar os desafios do mundo com confiança e autonomia.

A Avaliação Neuropsicológica é uma ferramenta poderosa para investigar o desenvolvimento cognitivo e identificar possíveis desvios da normalidade, podendo garantir que a criança atinja marcos de desenvolvimento adequados. Isso envolve a observação de habilidades motoras, linguagem, cognição e comportamentos sociais e emocionais

Quando essas avaliações são realizadas precocemente, é possível identificar sinais de problemas que podem prejudicar o processo de aprendizagem, como transtornos de atenção, dislexia, ou dificuldades emocionais. Logo, uma intervenção precoce, com base em uma avaliação neuropsicológica detalhada, permite minimizar os efeitos desses distúrbios e criar estratégias que potencializem o processo de maturação neurológica e seu completo desenvolvimento.

 

Estrella Aviles

CRP 06/129232

Psicóloga - Especialista em Neuropsicologia, Psicanálise, Psicossomática, Psicanalítica

e Psicologia Jurídica.

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