Publicado em: 02/12/2024
O ato de aprendizagem é um processo complexo, dinâmico e
interativo que envolve múltiplas funções, tanto em áreas corticais quanto
subcorticais, onde se adquire, modifica ou assimila conhecimentos,
competências, habilidades e comportamentos.
As funções corticais são as tarefas que o córtex cerebral desempenha, como a recepção, integração e motorização do
comportamento. Essas funções são responsáveis pelas atividades cognitivas
superiores, como o raciocínio, a memória, resolução de problemas, a linguagem e
a percepção de forma voluntária. São atos
essenciais para o aprendizado, permitindo que o cérebro se adapte a
novas informações e desafios, promovendo o desenvolvimento cognitivo contínuo
ao longo da vida.
Já as áreas subcorticais do cérebro (camadas mais profundas que incluem grandes grupos de células nervosas) são responsáveis pela emoção, prazer, produção hormonal, coordenação e suavização de movimentos, organização de mensagens sensoriais (Ex: dor, o tato, a temperatura) e o controle de atividades automáticas (Ex: sono, apetite, sede).
Portanto, o processo de maturação neurológica, que envolve o
desenvolvimento do cérebro desde a fase fetal, influencia diretamente na
capacidade de adquirir conhecimento e habilidades, depende do progressivo
desenvolvimento neurológico e da interação entre diversos sistemas do corpo.
Como Lefèvre destacou (1950), “uma linguagem
oral prejudicada poderia resultar, futuramente, em dificuldades para leitura e
escrita”. Para que o processo de
aprendizagem ocorra de maneira adequada, diversos fatores, além das funções
cognitivas puras, precisam estar em equilíbrio. Entre eles estão:
• Tônus Muscular: é a
capacidade de tensão dos músculos em repouso. Desenvolver uma tonicidade
adequada é fundamental para o controle e a coordenação dos movimentos
(habilidades motoras finas e grossas), como por exemplo se manter sentado e
atento, jogar e pegar bolas de diferentes tamanhos, segurar um lápis, pular
corda, caminhar em linha reta, entre outros.
• Noção de Esquema Corporal: é a percepção do próprio
corpo e de sua relação com o ambiente. Um desenvolvimento adequado
dessa habilidade permite à criança coordenar suas ações motoras com precisão,
essencial para atividades como escrever ou manipular objetos e para a compreensão do espaço e do
próprio corpo no mundo. O ato de brincar, imitando animais ou objetos
ajuda a criança a explorar diferentes posturas e movimentos, desenvolvendo sua
noção de esquema corporal. A dança e a música estimulam a percepção rítmica e a
noção de tempo, ou ainda um circuito com diferentes obstáculos, como túneis,
rampas e escadas, desafia a criança a realizar movimentos amplos e coordenados,
estimulando a praxia global.
• Afeto e Interação Social: aspectos
que influenciam diretamente na motivação e na disposição para aprender, pois o
aprendizado não é um processo isolado; ele está intimamente ligado às
interações sociais e às trocas afetivas, permitindo que o indivíduo adquira
novos conhecimentos e formas de pensar e agir. Esta interação, permite que a
criança se sinta segura e a deixa mais predisposta a aprender, se comunicar, a
compreender emoções, a resolver conflitos e a desenvolver empatia.
Ao incorporar essas atividades, no dia a dia das crianças, por
meio do acompanhamento de um profissional especializado, é possível promover um desenvolvimento psicomotor saudável e
equilibrado, preparando a criança para enfrentar os desafios do mundo com
confiança e autonomia.
A Avaliação Neuropsicológica
é uma ferramenta poderosa para investigar o desenvolvimento cognitivo e
identificar possíveis desvios da normalidade, podendo garantir que a criança
atinja marcos de desenvolvimento adequados. Isso envolve a observação de
habilidades motoras, linguagem, cognição e comportamentos sociais e emocionais
Quando essas avaliações são realizadas precocemente, é possível
identificar sinais de problemas que podem prejudicar o processo de
aprendizagem, como transtornos de atenção, dislexia, ou dificuldades emocionais. Logo, uma intervenção precoce, com base em uma avaliação neuropsicológica detalhada, permite
minimizar os efeitos desses distúrbios e criar estratégias que potencializem o
processo de maturação neurológica e seu completo desenvolvimento.
Estrella Aviles
CRP 06/129232
Psicóloga - Especialista
em Neuropsicologia, Psicanálise, Psicossomática, Psicanalítica
e
Psicologia Jurídica.