Publicado em: 20/06/2022
Segundo Albert Einstein, “O brincar é a mais alta forma de pesquisa” e foi assertivo em sua fala, já que é através do brincar que uma criança aprimora o desenvolvimento social, emocional e cognitivo. Ali se desenvolve diversas capacidades importantes como: a memória, a atenção, a imaginação e ainda desenvolve áreas de personalidade como: empatia, inteligência, sociabilidade e criatividade.
A Neuropsicopedagogia trata com importância o conceito de brinquedo, brincadeira e jogo; também se preocupando em sensibilizar professores, pais e responsáveis para a importância das atividades lúdicas no crescimento, desenvolvimento e aprendizagem das crianças. O ato de brincar oferece às crianças uma ampla estrutura básica de motivações e oportunidades de interação com o outro, que, sem dúvida contribuirão para o seu desenvolvimento. A atuação da Neuropsicopedagoga trabalha por meio de atividades lúdicas, em que a criança exercita habilidades das funções cognitivas, que são: percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas. O lúdico proporciona condições adequadas ao desenvolvimento físico, motor, emocional, cognitivo e social, em que ações voltadas à ludicidade estimulam a vontade de aprender, torna-se a porta de entrada do mundo exterior, facilitando o progresso cognitivo dessa criança.
Brincar é primordial no processo criativo, que leva as crianças a uma circunstância mental necessária para despertar a curiosidade, a fantasia, o lúdico, as imitações e até mesmo ao próprio conhecimento de si. Assim a mesma se satisfaz através do mundo lúdico descobrindo o mundo, por isso a importância de proporcioná-las a se deparar com atividades que promovam seu desenvolvimento global, principalmente com profissionais especializados e capacitados em conhecimentos e técnicas destinadas à compreensão, ao desenvolvimento, à aprendizagem dentro dos processos mentais da criança.
Proporcionar experiências saudáveis e enriquecedoras às crianças é favorecer o aprendizado de forma agradável e motivada.
Sabrina Teles | SBNPp 6326
Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Transtorno do Espectro Autista,Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Intervenções Precoce (Modelo Denver) e VB-Mapp para avaliações e intervenções