Publicado em: 11/09/2023

Dr. Januário Cavalcante é um profissional renomado na área de endocrinologia pediátrica, com uma trajetória de dedicação e sucesso à saúde das crianças. No editorial a seguir, você irá conhecer a sua história!


“Sou da primeira geração de médicos da minha família, esse desejo pela medicina surgiu desde muito novo. Ainda criança, já havia estabelecido que, ser médico, era a profissão que eu gostaria de seguir e esse sonho cresceu ainda mais durante a adolescência. 

Nasci em Formosa do Oeste/PR, uma cidade pacata e muito pequena. Meus pais sempre acompanharam meu sonho de ser médico, visto que este sonho era real e, então, enxergaram que Formosa não era uma cidade com a estrutura e suporte escolar necessário para a carreira pretendida. Decidimos nos mudar para Umuarama/PR, dessa forma eu e meu irmão tivemos mais oportunidades de estudo. 

Após o término do ensino médio, prestei vestibular ainda muito novo, com 17 anos, para o curso de fisioterapia, porque em minha imaturidade, entendia que não seria capaz de prestar esse exame para medicina. Passei e iniciei o curso de fisioterapia, mas, com o passar dos dias, eu tinha cada vez mais certeza pela área médica. Com muito apoio da minha família prestei o vestibular para medicina aos 19 anos, pela Uningá, situada na cidade de Maringá/PR. Era a primeira turma de medicina da universidade. Fui aprovado. Quanta emoção! Iniciei o grande sonho. Já na faculdade, tive um excelente campo de estudos, a cadeira de pediatria era uma das mais completas da época; inclusive foi ali, com o corpo docente, que ascendeu em meu coração o anseio pela pediatria e endocrinologia”. 

6 anos se passaram e a formação chegou. Pude dizer com orgulho que eu havia me tornado médico. Retornei a Umuarama para exercer minha profissão e ficar próximo à família. Iniciei os atendimentos como clínico geral em postos de saúde. Atendia o público de todas as idades, mas descobri, durante esse período, que realmente me identificava cada vez mais com a pediatria, eu sentia uma satisfação imensa em atender as crianças, tranquilizar e orientar as famílias. Ocorreu que, após um tempo, a minha agenda no posto de saúde era somente para as crianças. Eu trabalhava no posto de saúde de manhã e, à noite, atendia clínica médica em plantão. Vivenciei essa rotina durante seis meses. Ali tive total e absoluta certeza de que a pediatria era o que eu mais amava dentro da medicina!

No ano de 2014, foi constituída a primeira turma de residência médica na cidade de Umuarama. Eu prestei a prova e me tornei o primeiro residente em pediatria da turma. Durante os dois anos de residência em pediatria, eu me sentia feliz, absorvendo cada vez mais aprendizados e habilidades na UTI Pediátrica e Neonatal. A determinação pela endocrinologia também crescia junto com a residência, foi assim que direcionei tudo para a Endocrinologia Pediátrica. 

No ano de 2016, logo após a formação na residência de pediatria, fui agregado ao corpo clínico do Hospital Cemil e permaneci também no Hospital São Paulo, onde concluí a formação em pediatria. Após um ano atuando nessa rotina, dei andamento à formação e, em 2017, fui para Salvador/BA realizar a residência em endocrinologia, pela Universidade Federal da Bahia. Era um desejo realizar a residência com o Dr. Crésio Alves, atual presidente do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. Dr. Cresio atuava na Universidade Federal da Bahia, por este motivo a escolha foi Salvador e, em dois anos, concluí a formação em endocrinologia pediátrica.  

Em 2020 retornei para Umuarama novamente para ficar próximo da minha família. Voltei para o corpo clínico do Hospital Cemil e com o meu próprio consultório, podendo assim, dar total atenção e o melhor atendimento aos meus pacientes. Início da pandemia, em 2021, eu perdi a minha mãe. Desde que voltei pude estar próximo dela, passamos dez meses juntos, vivemos intensamente a companhia um do outro, foi um dos momentos mais marcantes da minha vida. Ela sempre me apoiou principalmente na pediatria. Era a pessoa mais feliz e realizada com a minha escolha. Ela é uma luz intensa dentro do meu coração. 

Mas o que é Endocrinologia Pediátrica? 
A endocrinologia pediátrica trata todas as questões hormonais, do nascimento até os 17 anos: no nascimento, as doenças que podem ser identificadas a partir do teste do pezinho, durante infância e adolescência doenças como diabetes, ganho de peso, perda de peso, o crescimento, doenças de tireoide e doenças da puberdade.

Em 2022 iniciei a docência com as aulas para o 5º ano de medicina na Unipar – Universidade Paranaense. Esse desejo pelo ensinar, compartilhar conhecimento, nasceu da inspiração que tive de pessoas importantes nesta trajetória de estudos e que marcaram o meu caminho, como Dr. Kelson Ferrarini que é o coordenador da residência de pediatria e me deu a maior parte dos meus conhecimentos deu um grande suporte para a UTI Neonatal e pediátrica. Dra. Gabriela Frederico que é minha grande amiga e coordena o serviço de pediatria no hospital Cemil, Dra. Luciana Barcaro que é Endocrinopediatra e foi uma das minhas preceptoras na residência de pediatria e sempre me incentivou a seguir também na endocrinologista pediátrica, além dos meus professores da graduação. Eu quero transmitir esse amor e respeito através da pediatria para a formação de novos médicos.  

Atuo fortemente na UTI Neonatal. Tive o meu primeiro contato com a UTI, na residência pediátrica. A maternidade é referência na cidade de Umuarama e região, com o maior número de leitos. A UTI Neo é um ambiente com uma energia muito positiva, onde todos têm a intenção de fazer tudo dar certo. Há cooperação para o bem daqueles que estão ali. Temos contato constante com as famílias que muitas vezes, passam muito tempo ali e criamos vínculo, carinho mútuo por todos. É um lugar em que estamos em constante dedicação profissional e doação sentimental. 

Casos que marcaram minha carreira:
Eu tive inúmeros casos marcantes na minha carreira, um deles eu ainda estava na residência. Tivemos o caso de uma menina que, na época, deveria estar com 11, 12 anos e sofreu uma queda de bicicleta. Ela precisou ser encaminhada diretamente ao centro cirúrgico e ficou na UTI. Mas após alguns dias o quadro de morte encefálica foi diagnosticado e a família autorizou a doação de órgãos. Ela se tornou, na época, a maior captação de órgãos de uma criança no interior do Paraná. Foi um envolvimento muito grande e foi o primeiro caso mais forte que eu vi acontecer.
Outro caso que me marcou bastante também foi o de dois irmãos gemelares, que nasceram um pouco prematuros, em uma troca de plantão. Um dos irmãos veio a falecer e eu precisei dar a notícia para a família. À noite, durante o meu plantão, o outro bebê prematuro, teve uma parada cardíaca, foi bem próximo ao falecimento da minha mãe, eu ainda estava bastante sensibilizado com toda a situação. Ficamos mais de 40 minutos em reanimação e o bebê voltou, mas corria risco de sequelas graves. Hoje, essa criança tem 3 anos e faz o tratamento comigo. Seu desenvolvimento é normal e, no quadro do nascimento dele, as sequelas eram dadas como certeza.

Momento família
O tempo de qualidade com a minha família e com os meus amigos é intransferível em minha vida. Sou muito agradecido por todo apoio, carinho e amor que recebi da família desde criança. Meus sobrinhos, Maria Laura e Luiz Eduardo, são seres de luz na minha vida, quis inclusive incluí-los nesta capa, pois temos uma conexão muito forte e gostaria deles presente nesse momento.

Tenho amigos que conheci nessa trajetória de vida que me apoiaram muito. São muitas, as pessoas que poderia agradecer aqui, desde os meus professores aos parceiros de profissão. Sinto-me muito feliz e realizado. Constante melhora faz parte do meu dia a dia e me sinto contente com a vida que tenho hoje. O pequeno Januário, que sonhava em ser um médico, está muito orgulhoso dessa caminhada de tanto aprendizado.

Espero que você se sinta mais próximo a mim depois de ler a minha trajetória, a qual continua sendo construída. Quero dizer-lhe que, pode contar comigo. 
Gratidão por tudo até aqui.


Dr. Januário F. de O. Cavalcante

CRM-PR 31.001 | RQE 26.065 | RQE 26.134

Pediatra e Endocrinologista Pediátrico 


Umuarama

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×