Publicado em: 20/09/2022
“Era como um choque elétrico dentro de mim”.
Também conhecida como “cobreiro”, é uma doença que apresenta pequenas bolhas em qualquer parte do corpo, que podem ser muito dolorosas, por vezes, descrita como “horrível” e “extrema”.
Complicações:
O herpes zoster é uma doença que pode ter complicações graves e prolongadas. Uma delas é a neuralgia pós-herpética, dor aguda nos nervos que pode persistir por anos, podendo afetar até 30% dos pacientes com a doença. Se você teve catapora, o vírus já está dentro de você. Depois que uma pessoa adquire catapora, o vírus permanece adormecido dentro do corpo por toda a vida. Nosso sistema imune naturalmente enfraquece ao longo do tempo conforme envelhecemos, o que pode permitir a reativação do vírus da catapora, causando o herpes zoster.
Impacto da doença:
99,5% dos adultos com 40 anos ou mais já estão infectados com o vírus que causa o herpes zoster. Estima-se que 1 em cada 3 indivíduos desenvolverá a doença. Dor horrível e extrema, em alguns casos a dor do herpes zoster foi descrita como pior do que a dor do parto. Imprevisível, você nunca sabe quando e quem será afetado pelo herpes zoster.
O herpes zoster é uma doença dolorosa que pode ter complicações sérias e prolongadas:
- Pode levar a complicações oftálmicas (afeta até 25% dos pacientes) e, em casos raros perda da visão.
- Caracterizada por dor no trajeto do nervo afetado (afeta até 30% dos pacientes), de longa duração que pode persistir por meses ou anos.
- O herpes zoster pode ser tratado ou prevenido?
- A resposta é sim para as duas questões. O herpes zoster pode ter os sintomas tratados através de MEDICAMENTOS e também pode ser prevenido através da VACINAÇÃO.
- Indicação para esquema vacinal: Adultos com 50 anos ou mais, o esquema vacinal é 2 (duas) doses com intervalo de 2 (dois) a 6 (seis) meses. Adultos com 18 anos ou mais, o esquema vacinal é 2 (duas) doses com intervalo de 1 (um) a 2 (dois) meses.
Consulte a Central de Atendimento do Laboratório Reunidos para verificar as vantagens em adquirir o pacote de esquema vacinal.
Ádriane Cordêiro | CRF-PR 10.525
Farmacêutica-Bioquímica
Especialista em Análise Clínicas
Mestre em Plantas Medicinais
Doutoranda em Ciência Animal