Publicado em: 18/06/2024


"Mas eu tenho que ficar do lado ajudando?  Eu que estou fazendo, não ele!"

É fato que a criança aprende por repetição. Quanto mais você dá a instrução e garante que ela cumpra a tarefa, mais rápido vai aprender e, com a nossa ajuda, a criança entende que "não tem como eu escapar dessa instrução", ou seja, nas próximas vezes, se ela não fizer sozinha, ela sabe que os pais irão ajudá-las até que ela faça, sendo assim, ela começa a fazer sozinha.

Lembre-se: Você está dando uma ajuda, mas quem está fazendo é a criança. Se estivéssemos fazendo pela criança, ela nem estaria ali presente, já teria saído e ignorado a instrução. É melhor ajudarmos no início e garantir que com o tempo a criança faça sozinha, apenas com nosso comando, do que ficarmos repetindo várias vezes a mesma coisa e a criança continuar não cumprindo. Ao dar os comandos certos e acompanhando-a na tarefa, há grande chance de a criança cumprir.

Importante! Elogie de maneira sincera e genuína quando ela cumprir o que lhe foi solicitado e, de maneira gradual, vá exigindo comandos mais complexos e difíceis para a criança, como: "desligue a TV e vá tomar banho", "guarde os brinquedos e coloque o uniforme", etc.

 

Umuarama-PR

 

Raquel Lisboa

CRP 08/28623

Psicóloga Infantil

• Atendimento de adolescentes neurodivergentes;

• Atendimento de crianças com TEA ou outros atrasos no desenvolvimento;

• Avaliação Comportamental;

• Consultoria de Familiares e Acompanhantes Terapêuticos (ATs);

• Atendimento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

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