Publicado em: 18/06/2024
"Mas eu tenho que ficar do lado
ajudando? Eu que estou fazendo, não
ele!"
É fato que a criança aprende por repetição.
Quanto mais você dá a instrução e garante que ela cumpra a tarefa, mais rápido
vai aprender e, com a nossa ajuda, a criança entende que "não tem como eu
escapar dessa instrução", ou seja, nas próximas vezes, se ela não fizer
sozinha, ela sabe que os pais irão ajudá-las até que ela faça, sendo assim, ela
começa a fazer sozinha.
Lembre-se: Você está dando uma ajuda, mas quem está fazendo é a
criança. Se estivéssemos fazendo pela criança, ela nem estaria ali presente, já
teria saído e ignorado a instrução. É melhor ajudarmos no início e garantir que
com o tempo a criança faça sozinha, apenas com nosso comando, do que ficarmos
repetindo várias vezes a mesma coisa e a criança continuar não cumprindo. Ao
dar os comandos certos e acompanhando-a na tarefa, há grande chance de a
criança cumprir.
Importante! Elogie de maneira sincera e genuína quando
ela cumprir o que lhe foi solicitado e, de maneira gradual, vá exigindo
comandos mais complexos e difíceis para a criança, como: "desligue a TV e
vá tomar banho", "guarde os brinquedos e coloque o uniforme",
etc.
Umuarama-PR
Raquel Lisboa
CRP
08/28623
Psicóloga Infantil
• Atendimento de adolescentes
neurodivergentes;
• Atendimento de crianças com TEA ou
outros atrasos no desenvolvimento;
• Avaliação Comportamental;
• Consultoria de Familiares e
Acompanhantes Terapêuticos (ATs);
• Atendimento em Análise do Comportamento
Aplicada (ABA).