Publicado em: 20/06/2022
Em edições anteriores, já abordei aqui, alguns motivos da infidelidade em um relacionamento. Apontei algumas dicas sobre os principais motivos que levam algumas pessoas à traição. Hoje, o objetivo é ajudar, você leitor e leitora, a entender como agir da melhor forma, caso isso aconteça com você.
Em 1º lugar, se questionar: Eu e meu parceiro conversamos sobre o assunto? O que foi dito sobre a traição? Ou o casal ainda não conversou a respeito do assunto?
Em 2º lugar: Você pretende ficar ou se retirar da relação? Se optar por permanecer no relacionamento, como você percebe o grau de confiança nesse momento, pós-traição?
Algumas perguntas são importantes e precisam ser feitas tanto de forma individual quanto para o casal. É super recomendado que você tire um tempo para pensar sobre alguns temas: autoestima, perdão e expectativas. Quando há a descoberta sobre uma traição, você precisa entender um conceito: você não é obrigada (o) a nada. Ficar ou abandonar o relacionamento, diz respeito ao seu critério sobre a infidelidade, com a expectativa que você tinha a respeito dele (a) e que certamente foi frustrada, e claro, o que você pensa sobre o perdão.
Perdoar, ou não perdoar, não é a única alternativa para um caso como esse. Já parou para pensar que você pode não conseguir perdoar, mas tem uma vontade grande de colocar uma pedra em cima desse assunto e continuar com o relacionamento? Além do mais, o perdão tem mais a ver com você do que com o outro. É a sua capacidade de ser resiliente diante de algo que te machucou e é sentido dentro de você, não fora.
Imagine que você carrega uma sacola de pedras durante um trajeto, então ao longo do percurso, percebe o quanto o caminhar se torna pesado com essa bagagem. Imagine que, conforme anda, abre a sacola e começa a jogar pouco a pouco cada pedra que estava dentro do saco. O caminhar vai se tornando mais leve, mais suave e sem pesos. Assim é o perdão na nossa vida, não apaga o que aconteceu no passado, mas deixa a jornada mais leve, quando escolhemos nos despedir de sentimentos carregados de dor e tomamos alguma atitude diante do acontecido.
Algumas atitudes em relação ao como agir, depende do nosso acervo de crenças sobre a infidelidade. Por isso, não há uma única resposta quando o assunto for a decisão entre ficar ou ir embora, depois de uma traição. Ainda assim, é possível contar com a Terapia de Casal, encontrar auxílio para esse momento, trabalhando as questões relacionais e familiares e assim quem sabe, descobrir formas de resgatar a confiança que foi perdida.
É um trabalho lindo, profundo e transformador. Se precisar de ajuda com situações assim, conte comigo.
Nicole Rocha | CRP 08/22.736
Psicóloga e Terapeuta de Casal e Família