Publicado em: 17/03/2023
O exame ecocardiográfico é complexo e baseado na ultrassonografia do coração. O aparelho de ultrassom é capaz de interpretar ondas sonoras e convertê-las em imagens que médicos veterinários especializados analisam para evidenciar se o coração está batendo normalmente, se existem alterações do fluxo sanguíneo, aumento de átrios e ventrículos, malformações ou insuficiências. É um procedimento significativo para identificar a repercussão de outras doenças importantes na função cardiovascular.
O método mais usual na medicina veterinária, o ecocardiograma transtorácico (com a probe do aparelho diretamente sobre a pele do tórax), não implica riscos ao paciente estável, é indolor e não invasivo, necessitando apenas de contenção física do animal, que fica deitado de lado sob um colchão especial. Posicionado desta forma, o cardiologista poderá deslizar um transdutor com gel pelo tórax observando todos os segmentos do coração. O gel preenche o espaço entre a pele e o equipamento para que não exista ar entre eles, o que dificultaria a condução do som e formação das imagens, este também é o motivo da exigência da retirada de pequenas janelas de pelos da região. O exame convencional dura em média 30 a 40 minutos, podendo variar de acordo com a colaboração do animal e necessidade individual. Sedação leve pode ser sugerida.
As indicações para o exame englobam desde o check-up sugerido pelo tutor, avaliação pré-anestésica, desconfiança de doenças cardíacas por sinais clínicos (cansaço fácil, desmaios, ficar com a língua roxa, entre outros) e achados do exame físico (sopros ou abafamento de sons), como outras situações que não relacionamos primariamente ao coração, porém o impactam. Neste grupo de indicações, destacam-se os pacientes em emergência, a fim de se verificar o estado hemodinâmico, ou seja, a função cardiovascular de transporte e entrega do sangue aos órgãos, também os pacientes oncológicos e animais com alterações endócrinas ou renais.
As únicas contraindicações estão relacionadas ao posicionamento e contenção que pode gerar estresse e piorar o quadro clínico de pacientes instáveis hemodinamicamente ou com dificuldade respiratória. O exame pode ser conduzido normalmente após estabilização do animal. O critério para repetição dos exames, caso necessário, e sua periodicidade varia de acordo com o sugerido pelo clínico responsável pelo caso.
O exame ecocardiográfico é essencial para diagnóstico e acompanhamento de doenças do coração e situações que o afetem. Com o objetivo de melhorar diagnósticos e ter um tratamento mais assertivo para os animais de Umuarama e região, este exame está disponível na cidade, e pode ser solicitado pelo médico veterinário responsável pela saúde do seu pet.
Dra. Gabriela Lazari
Graduação em Medicina Veterinária – UEM
Residência médica em Anestesiologia Veterinária – UEM
Mestrado em Saúde Animal – UEM
Especialização em Anestesia regional – IEP Ranvier/SP
Especialização em Cardiologia Veterinária – PAV/SP