Publicado em: 06/06/2023

É chamada de mamoplastia toda cirurgia plástica que visa alterar o volume ou o formato das mamas, tornando-as mais harmoniosas e proporcionais em relação ao restante do corpo. Sem dúvida, dentre as cirurgias plásticas estéticas, a mamoplastia está entre as mais procuradas pelas pacientes, nos consultórios médicos. Segundo pesquisas, a mamoplastia de aumento é uma das cirurgias mais realizadas no Brasil. 

Essa cirurgia geralmente não afeta a função de amamentação, no entanto, se você estiver planejando engravidar, a curto prazo, é importante expor isso ao seu cirurgião plástico. As mudanças que ocorrem nos seios durante a gravidez podem minimizar os resultados da cirurgia. Da mesma forma, planos de perda de peso também devem ser discutidos.


Tipos de mamoplastia


Dependendo do objetivo, existe uma mamoplastia adequada para atender às necessidades de cada paciente: Mamoplastia de aumento ou de redução, Mamoplastia reparadora (assimetrias mamárias acentuadas, alterações nas aréolas) e a Mamoplastia reconstrutiva (total ou parcial). E há ainda a Mastopexia (reposiciona o tecido de mamas caídas corrigindo também a flacidez). Todas elas possuem algo em comum: melhorar a vida e a autoestima da paciente e dar às mamas um aspecto mais harmônico e proporcional ao corpo.

Para a realização do procedimento cirúrgico há técnicas específicas a serem utilizadas, as quais serão definidas em conjunto médico-paciente e feita a escolha da mais adequada com base em:

• Tamanho e forma da mama;

• Tamanho e posição de suas aréolas;

• Grau de flacidez da mama;

• Qualidade e elasticidade da pele, bem como a quantidade de excesso de pele.

Já a escolha do formato e tamanho da prótese de silicone deve ser feita levando em consideração as expectativas da paciente e a avaliação minuciosa do cirurgião plástico. Para uma ótima recuperação no pós-cirúrgico faça o devido repouso, evite esforços, não carregue peso, não faça movimentos bruscos, evite sol e siga as recomendações do seu médico para garantir o sucesso da sua cirurgia. 


Quando não se pode fazer uma mamoplastia?

É contraindicado em pacientes com patologias específicas na mama, problemas de saúde que possam provocar complicações durante a cirurgia e mamas não completamente desenvolvidas (salvo exceções). É muito importante que se suspenda o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas nos dias anteriores à cirurgia. Evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

É importante ter em mente que os seios operados continuam sofrendo com as ações do tempo e, portanto, poderão se modificar de acordo com o envelhecimento e com as mudanças do organismo. Sendo assim, para uma melhor manutenção dos resultados é indicado que a paciente leve uma vida saudável, mantendo uma boa alimentação, peso regular e a prática de exercícios físicos.

Se desejar maiores informações sobre este ou qualquer outro assunto relacionado à cirurgia plástica, agende uma consulta conosco e garanta a segurança da sua cirurgia. Procure sempre por um profissional especialista de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cheque também a licença médica.


Dr. João Manoel Moreira 

CRM-PR 21.983 |  RQE 1.448 | RQE 1.399

Cirurgião Plástico

Diretor geral


Umuarama - PR

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×