Publicado em: 06/09/2023
A visão, como os outros sentidos do corpo humano, precisa de cuidados específicos para seu bom funcionamento e, manter uma regularidade na consulta oftalmológica é a maneira mais eficaz de preservar a saúde dos olhos. Os cuidados com a saúde dos olhos devem começar já na gestação. Ao nascer, toda criança deve ser submetida ao exame do olhinho que detecta precocemente doenças como catarata, glaucoma congênito e até mesmo tumores intraoculares cujo tratamento precoce é de extrema importância.
Na fase escolar os principais problemas visuais são os erros refracionais (diminuição da capacidade de enxergar), o que provoca cansaço ocular e dores de cabeça, acarretando em baixo desempenho escolar da criança ou do adolescente. Então, não espere sentir desconfortos ou dificuldades para enxergar, a prevenção é o segredo para não ter problemas no futuro.
Periodicidade recomendada para visitas ao seu oftalmologista:
Bebês e crianças: Até os dois anos de idade, de 6 em 6 meses e, dos 03 aos 09 anos, visitas anuais.
Jovens e adultos: Visitas anuais, caso não haja nenhum diagnóstico pré-estabelecido. Por volta dos 30 anos, é comum o diagnóstico de astigmatismo, hipermetropia e miopia. A partir dos 40 anos, há maior incidência de doenças oculares mais graves, tais como, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).
Idosos: Conforme envelhecemos, aumenta as chances de desenvolver doenças oftalmológicas, por isso é fundamental contar com a orientação periódica do especialista.
Pacientes com problemas na vista ou com histórico familiar: para esse caso, a visita ao oftalmologista é a cada seis meses.
Estudos apontam mais de 3 mil doenças diferentes que não estão ligadas diretamente à visão, mas que podem afetar a saúde dos nossos olhos. Essas doenças podem ser descobertas pelo oftalmologista no exame de rotina.
Veja alguns exemplos:
• Zika, dengue e chikungunya;
• Infecções sexualmente transmissíveis;
• Inflamação no fígado;
• Doenças autoimunes;
• Neuromielite óptica;
• Hipertireodismo;
• Diabetes;
• Hepatite;
• Câncer.
Você sabia que uma simples consulta de rotina ao oftalmo pode ser fundamental na detecção de tumores cerebrais?
Isso acontece pelo fato de termos 6 dos 12 nervos cranianos associados aos olhos. Durante os exames, além do contato direto dos nervos oculares com o Sistema Nervoso Central, o oftalmologista pode desconfiar de uma lesão tumoral ligada à via óptica, de acordo com sintomas, como alteração do reflexo e tamanho da pupila; do reflexo de piscar; e ptose (queda da pálpebra superior).
Conte conosco ao sentir qualquer alteração ou desconforto nas vistas. Estamos aqui para cuidar com profissionalismo e excelência da sua qualidade de vida, promovendo a sua reabilitação visual por meio de tratamentos oftalmológicos clínicos e cirúrgicos de qualidade aliados à confiabilidade. Dispomos de estrutura moderna, tecnologia avançada e atendimento humanizado para cuidar de você e da sua família. Agende uma consulta.