Publicado em: 20/09/2022
Caros pais, o assunto desta edição é de grande importância e impacta de forma significativa a vida do seu filho ou sua filha adolescente. A escolha profissional pode tornar-se motivo de alegria e boas expectativas em relação ao futuro ou gerar momentos de insegurança, ansiedade exagerada e angústias.
Em meio a tantas situações novas que a adolescência proporciona, é neste período tão cheio de dúvidas que acontece também a escolha profissional. O que eu gosto de fazer? Quais são minhas qualidades e habilidades? A profissão que estou pensando em seguir tem um bom mercado de trabalho? Serei feliz nessa profissão? São alguns questionamentos que normalmente surgem quando esta escolha bate à porta. Os pais e familiares têm papel importante neste momento, por isso é necessário seguir algumas orientações para que a escolha seja respeitosa e saudável para o adolescente.
A primeira orientação é “segure as suas expectativas”. Por mais que você pai/mãe tenha um sonho de que seu filho siga determinada profissão, você precisa respeitar o momento dele. Você pode orientar sobre quais critérios ele pode usar na escolha, porém, não convém direcionar para esta ou aquela profissão, caso isso aconteça, corre-se o risco do seu filho ou filha fazer uma escolha baseada no desejo dos pais e não no que ele ou ela realmente gosta, e faz sentido na vida dele ou dela.
A segunda orientação é “procure ajudar com acesso a informações sobre as profissões que ele ou ela pensou”. Você pode agendar uma visita em uma faculdade para conhecer os cursos, fazer contato com pessoas que você conhece e que trabalham ou tenham formação na área pretendida e solicitar uma conversa com o adolescente, e também vocês podem fazer pesquisas na internet.
A terceira orientação que deixo aqui é “respeite a escolha profissional de seu adolescente” isso o ajudará na tomada de decisão, deixando-o mais seguro para fazer uma escolha coerente.
A orientação profissional pode ser de grande ajuda nesse momento, ela é uma modalidade de atendimento breve que proporciona através de técnicas e ferramentas, um espaço de reflexão ao adolescente sobre o autoconhecimento, possíveis profissões e mercado de trabalho. Se bem conduzida a escolha profissional se torna uma marca saudável no relacionamento entre pais e filhos adolescentes.
Edimara Mattos | CRP-08/18685
Psicoterapeuta
Especialista em Relações Familiares e Terapia Familiar