Publicado em: 06/06/2023

Com o passar dos anos o corpo envelhece, do mesmo modo, os olhos também passam pelo processo natural de envelhecimento que é chamado de Presbiopia. Nesse processo, é como se o cristalino do olho perdesse a elasticidade. A catarata surge como se fosse um passo seguinte à perda de elasticidade do cristalino.

O cristalino possui uma função muito importante na formação da imagem na retina, é também conhecido como a lente dos olhos. Normalmente o cristalino é transparente e permite focar os objetos tanto de longe quanto de perto, esse movimento é chamado de “acomodação”. A qualquer mínima alteração do cristalino altera-se também a formação das imagens na retina e, consequentemente, na visão.

Neste processo, a visão começa a apresentar aspecto embaçado, como se existisse uma névoa na frente dos olhos, até que a pessoa passa a enxergar apenas vultos e luzes, podendo levar à cegueira, se não diagnosticado e tratado a tempo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, 47% dos casos de cegueira no mundo são provenientes da catarata, principalmente em pessoas idosas.

O envelhecimento, como citado acima, é o principal motivo do surgimento de catarata, principalmente em pessoas acima de 50 anos. Porém, esse problema de visão não se restringe apenas à população idosa. Fatores como hereditariedade, traumas oculares, diabete e uso de corticoides também podem fazer com que o paciente desenvolva a doença.

Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteroides); substâncias tóxicas, como nicotina; doenças metabólicas (diabetes, hipocalcemia, hipertireoidismo, doenças renais); traumas; radiações (UV, raio-X e outras); doença ocular (alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação); cirurgia intraocular prévia; infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola) e fatores nutricionais como a desnutrição. 

A catarata é considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas logo no início. Os sintomas acontecem de forma leve e progressiva. São eles:

• Diminuição da acuidade visual: dificuldade de enxergar;

• Visão embaçada/nublada/esfumaçada/confusa/turva; 

• Visão dupla; 

• Dificuldade para ler, dirigir e andar; 

• Sensibilidade à luz; 

• Alteração da percepção de cores; 

• Mudanças frequentes no grau dos óculos; 

• Visão com brilho de lâmpadas ou do sol; 

• Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão; 

 • Escurecimento da visão.

Diante do diagnóstico de catarata, o único tratamento é a cirurgia que ocorre de maneira simples, rápida e segura. O pós-cirúrgico é praticamente indolor. Mesmo após o processo de cirurgia pode ser que o paciente necessite do uso de óculos, que irão corrigir o campo de visão de forma gradual. Em qualquer situação, tenha um Oftalmologista de confiança. Agende uma consulta conosco e cuide da sua saúde ocular.


Dr. Franklin Amaral Nogueira

CRM-PR 38501  |  RQE 30811

Oftalmologista.


Campo Mourão - PR

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×