Publicado em: 06/06/2023
A fototerapia, de modo geral, vem sendo uma ótima alternativa para tratamentos em diversas áreas da saúde, principalmente por ser tratar de uma técnica não invasiva e simples. Ela consiste na utilização de luzes ultravioletas artificiais que possuem ação anti-inflamatória e imunossupressora, que são capazes de estimular ou inibir a atividade celular.
A fototerapia, na podologia, é utilizada no tratamento de feridas, como é o caso das úlceras do pé diabético, pois a técnica tem a capacidade de acelerar o processo de reparo tecidual, melhorar a qualidade da cicatrização, estimular a microcirculação, proporcionar efeito anti-inflamatório, antiedematoso e analgésico.
Além disso, também é usada em casos de micose nos pés, combinada a um agente fotossensibilizador que age na estrutura celular do fungo. Dessa maneira, a quantidade de sessões pode variar de acordo com o objetivo do tratamento e a gravidade da doença, podendo ser indicada pelo podólogo a realização de até três sessões por semana.
Essa técnica de fototerapia, em conjunto com a podologia, é uma tecnologia que veio para trazer maior segurança e eficiência no tratamento de lesões nos pés, proporcionando muito mais conforto ao paciente e resultados magníficos nos tratamentos em diversas áreas da saúde. Entre em contato conosco e agende uma consulta!
Kesley Dornelas