Publicado em: 16/03/2023
No Instituto Encanté, nosso foco de trabalho consiste em realizar diagnósticos e tratamentos assertivos. Nossa equipe conta com especialistas que se dedicam para que nossos pacientes sejam cuidados e acolhidos com base na neurociência e tratamentos baseados em evidências científicas. Nossa metodologia de trabalho é focada em realizar tratamentos na abordagem da terapia cognitivo comportamental.
Você já ouviu falar na Neuropsicologia?
Ela é um ramo da Psicologia que associa o comportamento humano às funções do cérebro e, assim, ajuda a descobrir e a compreender padrões de comportamento. Em outras palavras, a Neuropsicologia parte do funcionamento do cérebro para analisar e compreender comportamentos. Entender como o complexo cérebro humano funciona tem sido um dos grandes objetivos da ciência ao longo dos séculos. A avaliação neuropsicológica consiste em realizar uma investigação com bateria de testes e avaliação minuciosa das funções cognitivas, comportamentais, emocionais e personalidade.
Por meio da Avaliação Neuropsicológica, é possível investigar quais funções cognitivas estão preservadas e quais estão comprometidas, tais como a atenção, memória, percepção, linguagem, raciocínio, aprendizagem, visuoconstrução, funções executivas, processamento de informação e afeto, por exemplo. O neuropsicólogo utiliza-se de instrumentos padronizados como testes e escalas para avaliar as cognições de acordo com a queixa que o paciente apresenta.
A avaliação tem como objetivo coletar dados das perdas e explorar funções intactas, a fim de definir o tipo de intervenção necessária, uma vez que funções cognitivas com baixo desempenho podem prejudicar as atividades diárias, como trabalho, estudo e comportamentos.
Quem pode ser submetido à Avaliação Neuropsicológica?
É importante saber que a avaliação pode ser aplicada em qualquer idade, do nascimento até idosos, desde que nela sejam utilizados os materiais específicos dentro da padronização. Crianças, adolescentes, adultos e idosos que apresentem queixas cognitivas como desatenção, problemas de aprendizagem, esquecimento, dentre outros, podem ser avaliados.
As queixas mais comuns em crianças e adolescentes envolvem problemas de comportamento, problemas de aprendizagem, atraso no desenvolvimento da fala, das atividades motoras como andar, leitura, escrita ou cálculo e suspeita de Autismo, Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A avaliação em adultos e idosos também pode ser indicada em casos de:
• Traumatismo craniano (acidentes ou quedas);
• Acidente Vascular Cerebral (AVC);
• Epilepsia;
• Depressão;
• Demência;
• Déficits associados ao uso de álcool e drogas;
• Doença de Parkinson.
A importância do tratamento multidisciplinar
Por meio do Laudo Neuropsicológico, pode-se estabelecer um programa de reabilitação das funções prejudicadas, utilizando-se de treino cognitivo e estabelecimento de estratégias compensatórias para que o paciente possa se readaptar ao cotidiano no ambiente acadêmico, profissional e familiar. A Avaliação Neuropsicológica também contribui fortemente para a indicação ou acompanhamento de psicoterapia, situação em que os dados levantados podem ser utilizados pelo psicoterapeuta para subsidiar a intervenção clínica. Também pode ser realizada a avaliação de acordo com as especialidades que o paciente necessitar, como Psiquiatria, Neurologia, Neuropediatria, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, ou fisioterapia especializada, Nutrição e o acompanhamento e adaptações escolares necessárias para cada paciente, de acordo com as dificuldades e potencialidades observadas. Nossa equipe é composta por especialistas formados em Instituições renomadas. Todos nossos profissionais possuem especialidade específica, a fim de atender às necessidades reais de cada fase da vida dos pacientes.
Uma curiosidade sobre nossa equipe consiste em: todas nós somos especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental.