Publicado em: 06/06/2023
Este ano (2023), retomadas as campanhas em massa, o objetivo é que esse quadro mude para promover a proteção da população contra doenças evitáveis, agravos, internações e melhorar a qualidade de vida.
Entre as consequências do retrocesso está a perda do certificado de eliminação do sarampo e também a classificação do país como de alto risco para o retorno da poliomielite.
Vale reforçar a importância da prevenção quando analisamos um cenário em que não estamos livres de riscos iminentes como a emergência zoossanitária por influenza A H5N1 (gripe aviária) em aves silvestres. As vacinas são uma das formas mais eficazes de prevenir doenças infecciosas. As Vacinas ajudam a proteger as pessoas contra vírus, bactérias e outros agentes patogênicos que podem causar doenças graves, incapacidades permanentes e até mesmo a morte.
Ao conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação, podemos prevenir e controlar essas doenças e, consequentemente, proteger a saúde de indivíduos e comunidades inteiras. O calendário vacinal é atualizado todos os anos. As vacinas são recomendadas do nascimento à terceira idade. Venha conferir conosco seu calendário vacinal.