Publicado em: 17/03/2023

A fibromialgia é uma síndrome que deixa o corpo muito mais sensível, sendo descrita pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “doença reumática caracterizada por dor generalizada, principalmente nos músculos, tendões e ligamentos”. Esta gera um conjunto de sintomas tendo como principal a dor crônica (com uma duração superior a três meses), dor extensa e difusa, contínua, flutuante e que aumenta com o esforço.

A doença transmite ao paciente sensações intensamente dolorosas e difíceis de suportar. Embora muitas pessoas desconheçam esse fato, a medicina possui terapias naturais que ajudam a amenizar as dores da fibromialgia, além de trazerem diversos efeitos benéficos à saúde. Um desses tratamentos se chama Osteopatia. Não se sabe ao certo as causas dessa síndrome, mas o fator patológico pode estar ligado às mudanças hormonais e a outros problemas, como falta de sono, infecções, fadiga ou estresse. O problema atinge em maior número mulheres com mais de 40 anos e que tenham sofrido algum tipo de conflito emocional.

Por se tratar de um mal tão intenso e doloroso, é necessário que cada vez mais se torne conhecido um dos principais meios de tratamento e redução dessa dor. Dentro da medicina alopática, é comum a adoção de medicamentos anti-inflamatórios e até mesmo o uso de óleos essenciais, embora outras técnicas surtem um efeito ainda melhor no paciente e complementa o tratamento, como é o caso da Osteopatia.


Como funciona o tratamento da fibromialgia com a Osteopatia?

Esse tratamento tem a função de restaurar o equilíbrio do corpo, tanto funcional como estrutural, para tanto, a técnica utiliza recursos como termoterapia, massagens, alongamentos, liberação miofascial (aliviando a dor, a tensão e ajudando na mobilidade dos músculos).

Para cada complicação causada por essa condição de dor, a Osteopatia utiliza um caminho de cura. Se, por exemplo, compromete parte dos músculos e dos ossos, é aplicada pelo osteopata a estrutural, quando ataca o aparelho digestivo, é utilizado um tratamento à base da visceral e se atacar o lado emocional do paciente, utiliza-se a crânio-sacral. Dessa forma, embora não se tenha ainda a cura dessa síndrome, com esse tratamento, é possível amenizar o sofrimento do paciente, dando a ele condições de recuperar a energia e ter de volta boa parte das atividades normais. Ele deve manter essa linha de tratamento com certa frequência, para que as dores não retornem.

Um conselho profissional é que as pessoas não esperem o agravamento das dores para procurarem o tratamento. Não subestime as dores e, se perceber que estão constantes, busque um especialista para o diagnóstico rápido. Assim, caso seja confirmada a fibromialgia como causa dessas dores, o tratamento à base da Osteopatia poderá amenizar as sensações e até prevenir que tais complicações se agravem com o tempo. Agende uma consulta.


Vanessa Campana Adriano
CREFITO 278250-F 
Fisioterapeuta
Atendimento em Terapia Manual e Técnicas Osteopatas

Atendimento Online

Estamos disponíveis no Whatsapp para melhor atendê-los.
Selecione um dos canais abaixo e converse com um de nossos atendentes!

Whatsapp

Cascavel
5544999146747

Whatsapp

Campo Mourão
5544998778275

Whatsapp

Umuarama
5544999146747
Atendimento: seg à sex 08h00 às 18h00
Olá, tudo bem? como posso ajudar?
×