Publicado em: 17/03/2023
O que é a vacina da gripe?
Ela protege contra os vírus da gripe (Influenza). A versão de 2023 é diferente da versão de 2022: agora, há a proteção contra o H1N1, do surto de 2021. Na versão antiga, havia a cepa de 2019. Vale reforçar que a nova composição ainda traz a proteção contra a ação da cepa Darwin (H3N2), principal responsável pelo surto de gripe em 2021 na América do Sul.
Qual a diferença da vacina da gripe trivalente e quadrivalente?
A vacina contra a gripe é a forma mais efetiva de se proteger da doença. Na rede pública, é disponibilizada a vacina trivalente (que protege contra 3 (três) tipos de vírus), já a vacina quadrivalente protege contra quatro tipos de vírus, e é encontrada somente na rede privada.
Por que é preciso tomar a vacina contra gripe todo ano?
Como os anticorpos da vacina contra gripe diminuem com o passar do tempo, a imunização anual é essencial. Além disso, uma nova vacina é produzida todos os anos, de acordo com as recomendações da OMS, que sempre atualiza os tipos de vírus contra os quais há proteção. Então, é simples: se você tomou a vacina contra gripe no ano passado, deve tomar neste ano também; se nunca tomou, sempre existe a primeira vez. A vacina da gripe é indicada para todas as pessoas a partir de 6 meses.
Qual é a vacina contra a Covid-19 que está disponível na rede privada?
A vacina disponibilizada é a produzida pela AstraZeneca. Trata-se da mesma vacina dada na rede pública (Fiocruz), porém a da rede privada é importada diretamente da fabricante.
Qual é a indicação da vacina contra Covid-19?
Como 3ª dose, todas as pessoas acima de 18 anos podem tomar, independentemente do esquema primário, desde que faça pelo menos 4 meses que recebeu a 2ª dose. Para a 4ª dose, pacientes de 18 a 60 anos que não estejam elegíveis nas orientações do PNI, devem aguardar orientação médica para reforço.
Qual a expectativa de aplicação e o futuro da vacina de Covid19, no setor privado?
Esperamos que, com o passar do tempo e o controle total da pandemia, a vacina de Covid se torne uma vacina de rotina, como a de gripe, por exemplo.Acreditamos que, em algum momento, haverá um estreitamento da faixa etária e grupos vacinados pelo PNI, e assim as clínicas atuarão como complemento e para aqueles não elegíveis, como já acontece na vacina de gripe.
Por que a vacina contra Covid-19 só foi liberada agora para a rede privada?
Porque somente agora houve a oferta do imunizante para a rede privada. Isso ocorreu nesse momento devido à queda da Lei 14.125/2021, que inviabilizava a venda de doses.