Publicado em: 30/09/2024

Quando priorizamos o rótulo, perdemos a oportunidade de dizer à criança o que ela fez para receber aquele rótulo. 



Quando descrevemos o processo para a criança, ela identifica o que fez ou o que não fez para ter aquele rótulo. Dizer ‘‘você é um bagunceiro!’’, é diferente de dizer ‘‘você não arrumou seu quarto! Olha a bagunça!’’ Logo, ‘‘bagunceiro’’ (rótulo) tem relação com ‘‘você não arrumou seu quarto’’ (o processo). Quando descrevemos o processo, a criança entende o que deve ou não fazer, ela entende o que o outro espera dela. Dizemos que a criança é inteligente, porém muitas vezes ela não sabe o que fez para ser chamada de inteligente. Junto com o rótulo, descreva o processo para criança.

EVITE O RÓTULO

Modifique a comunicação de ‘‘VOCÊ É’’ para ‘‘VOCÊ ESTÁ’’. Quando dizemos ‘‘você é bagunceira’’ faz com que a criança ‘‘absorva’’ aquele rótulo, como se fosse algo imutável, e até comece a verbalizar como se fosse parte de si: ‘‘eu sou bagunceira!’’. Troque pelo ‘‘você está/você foi/você fez’’. ‘‘Você fez uma bagunça no seu quarto, hein?’’. Dessa maneira, entende-se que aquele comportamento é possível de mudança e, além disso, a criança identifica o que deve melhorar.

 

Umuarama-PR

Raquel Lisboa | CRP 08/28623 

Psicóloga Infantil


• Atendimento de adolescentes neurodivergentes • Atendimento de crianças com TEA ou outros atrasos no desenvolvimento • Avaliação Comportamental • Consultoria de Familiares e Acompanhantes Terapêuticos (ATs) • Atendimento em Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

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