Publicado em: 27/03/2024
A psicopedagogia infantil é uma ciência que
observa crianças e adolescentes da
perspectiva psicológica, psicomotora, intelectual e mental, para auxiliá-los em
seu completo desenvolvimento. O intuito da psicopedagogia é ter uma
investigação detalhada das habilidades cognitivas, processos de aprendizagem,
estilo de aprendizagem e fatores ambientais que podem influenciar no desempenho
do indivíduo. Essa avaliação/investigação
permite um planejamento terapêutico mais efetivo e personalizado,
visando sempre a inclusão e zelando pela diversidade.
O
psicopedagogo, por meio de estratégias específicas, brincadeiras, jogos e
outros recursos necessários, visa otimizar os processos de aprendizagem,
melhorar o desempenho acadêmico e social e superar problemas pontuais. O lúdico
é uma forma ampla e significativa para que sejam utilizadas as várias formas de
brincadeiras, permitindo situações que desafiam os limites, as ações e
pensamentos de cada criança. Além disso, o profissional pode ajudar os pais e
educadores a entenderem as necessidades de
cada pequeno, oferecendo orientações para criar um ambiente mais
adequado e inclusivo. Vale lembrar que cada pessoa é única e a abordagem
terapêutica deve ser adaptada às necessidades específicas de cada um.
O acompanhamento
psicopedagógico oferece uma
série de benefícios para o desenvolvimento
infantil integral e saudável, tratando diversas dificuldades, carências
ou deficiências na cognição e no aprendizado, como os destacados a seguir:
Identificação precoce de dificuldades relacionadas ao aprendizado da criança e adolescente, como por exemplo dislexia, TDAH, discalculia, disgrafia ou ainda os transtornos de ansiedade, humor, entre outras questões.
Prevenção a diversas dificuldades de aprendizado e social: com exercícios e, principalmente, com acompanhamento profissional, a criança tem menor chance de desenvolver os problemas mencionados acima. Essa prevenção também tem como função investir para que o crescimento intelectual do pequeno seja potencializado e ele siga no melhor caminho possível.
Promove a autoestima infantil: tal acompanhamento tem a importante missão de restaurar a autoestima infantil, aumentar a confiança em suas habilidades, ao mesmo tempo que cria uma série de tarefas, para que a deficiência no aprendizado seja sanada.
Auxilia na elevação das capacidades individuais: como a memória, cognição, atenção, raciocínio, prazer em aprender e também nas habilidades motoras e percepção como por exemplo: dificuldades em praticar esportes, de escrever à mão ou em manter o equilíbrio. Essas e outras habilidades são reforçadas com as atividades promovidas pelos psicopedagogos.
É
de grande importância o acompanhamento psicopedagógico eficaz e de qualidade,
pois isso leva a criança a pensar mais e a
buscar, com mais autonomia, soluções para suas dificuldades. Isso a
torna mais preparada para um futuro de sucesso. Conte com os profissionais da Clínica Saluvita!
Ressignifique
fatos e sentimentos, crie um novo sentido para seus dias!
Abra
novas portas, reinicie quando necessário. Encerre ciclos para uma transformação
completa.
Umuarama-PR
Mônica
Françozo
Pedagoga
e Psicopedagoga
Pós-graduada em Reabilitação Clínica
Especialista
em Alfabetização e Letramento, Educação Especial e Neurociência em Educação.